Logo
Imprimir esta página

Assaí Investe em Inteligência de Dados Para Dar Suporte à Expansão da Marca

Com uso de ferramenta da MicroStrategy, rede atacadista integrou informações de vendas de todo o parque de lojas e ampliou a eficiência operacional

Com um plano de expansão que prevê a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023, o Assaí Atacadista tem apostado na inteligência de dados como pilar de sua estratégia de crescimento. Em parceria com a MicroStrategy, fornecedora de software de Business Intelligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado, e observou uma escalada no ganho de eficiência desde então.

Antes de adotar o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas. Isso dificultava o trabalho e ainda dava margem à divergência de informações. Com o BI, as informações tornaram-se precisas e integradas, de modo que relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos passaram a ser extraídos em minutos. “Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida.”, ressalta Callisperis.

Para dar suporte à mudança de cultura interna, o Assaí também passou a investir na contratação de profissionais de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data. Esses profissionais serão estratégicos para que a companhia possa processar o volume de dados e os transformar em informações valiosas para o negócio, como a análise de comportamento com base no histórico de vendas.

“Com uma gestão mais orientada a dados, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes“, avalia Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí.

O Assaí, que no último ano registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta e recentemente foi listado nas bolsas de valores de São Paulo (B3 – ASAI3) e Nova Iorque (NYSE - ASAI), trabalha com um plano de expansão que deverá contar com a abertura novas unidades em todas as cinco regiões do Brasil. Atualmente, são 184 lojas em todas as regiões do país e a marca é a décima maior empregadora privada do Brasil, com mais de 50 mil colaboradores.

O Assaí é uma das principais empresas que usam suas soluções de BI da MicroStrategy no Brasil. No começo, a tecnologia ajudou o atacado de autosserviço a integrar as informações de vendas de toda a rede, assegurando a precisão dos dados analisados e disponibilizando-os em painéis e relatórios de indicadores de negócio. O passo seguinte foi auxiliar a tomada de decisão das áreas de negócio, o que ajudou a disseminar a cultura do uso dos dados por outros departamentos da empresa, diminuindo, assim, o uso de planilhas e aumentando a produtividade na elaboração de relatórios analíticos.

O Assaí é um atacado de autosserviço que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, com taxa de crescimento anual composta nos últimos seis anos de 28,3%, a rede está presente nas cinco regiões do País com 184 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. É uma dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto