Logo
Imprimir esta página

É Preciso Apertar os Cintos em Tempos de Medidas Restritivas, Diz Douglas Duek, da Quist Investimentos

Desde a eclosão da pandemia de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, medidas como isolamento social foram adotadas em vários municípios a fim de diminuir a curva de contágio do vírus. Com isso, muitas empresas, de setores diversos, viram suas produções e ganhos caírem e passaram a conviver com um risco iminente de fechar as portas. Um ano depois, a situação ainda perdura, e muitos empresários enfrentam sérios problemas financeiros e de gestão. Segundo o painel Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, mais de 300 mil negócios foram extintos somente em 2021.

Douglas Duek, especialista em reestruturação, recuperação judicial e CEO da consultoria Quist investimentos alerta que “em tempos de medidas restritivas, o mais indicado é apertar o cinto e tentar diminuir ao máximo os custos”. No caso das organizações que ainda têm fôlego para continuar as atividades, Duek indica que sejam revistos planejamentos, seja renegociando aluguéis, reduzindo funcionários, entre outras ações, para que os gastos sejam proporcionais a um faturamento mais baixo.

O Estado de São Paulo, por exemplo, vive um momento de transição da fase vermelha - a mais restritiva - para fases mais brandas e, desta forma, promover a retomada econômica. Ainda que serviços e negócios sejam liberados, algumas empresas vivenciam situações de risco e, neste caso, considerar a recuperação judicial como saída é uma opção. Entre os benefícios dessa alternativa estão a proteção aos pedidos de declaração de falência, renegociação de dívidas, suspensão de ações ou execuções judiciais e acordos.

Duek explica ainda que “dificilmente, a empresa vai conseguir negociar com todos os credores, de uma vez só e de maneira rápida. Então a recuperação judicial pode ajudar a organizar”. O CEO enfatiza a importância de entender a RJ como um movimento que exerce grande importância na economia do país. Quando uma organização declara a incapacidade de permanecer com as operações, uma cadeia de fatores deve ser avaliada. Os proprietários perdem investimentos, os funcionários perdem empregos, clientes perdem produtos e serviços que utilizavam e fornecedores perdem clientes.

Para manter o papel social na economia, vale a pena investir em informação e avaliar as possibilidades de reerguer o negócio, pensando desde os cortes necessários até soluções mais extremas. “A recuperação judicial é como uma cirurgia para casos mais graves. A intervenção cirúrgica é muito mais efetiva do que sempre recorrer à fisioterapia. Por isso vale a pena investir no recurso como via de recuperação e reestruturação”, completa Duek.

Sobre a Quist

A Quist investimentos é uma gestora de fundos e consultoria financeira estratégica com 13 anos de mercado, líder no setor por ter reestruturado mais de 200 empresas, atua em momentos de situações especiais, reestruturando a estratégia e a gestão, aportando recursos, renegociando débitos, dentro e fora do ambiente da Recuperação Judicial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto