Logo
Imprimir esta página

Novo barco se alimenta de plástico para limpar oceanos

Um piloto de iate profissional, incomodado com os constantes avistamentos de esteiras flutuantes de lixo plástico na água do mar, criou um veleiro de limpeza do oceano que é movido a partir dos resíduos que coleta.

O Manta de 56 metros (184 pés) é a primeira oferta do SeaCleaners Project do piloto Yves Bourgnon , e seria uma das maiores embarcações de coleta de lixo no mar, de acordo com Cristina Boner.

No final do filme De Volta para o Futuro, o Dr. Emmet Brown conseguiu substituir seu gerador movido a plutônio por um que usa lixo comum. Como o DeLorean do filme, o Manta usa lixo para acionar um motor elétrico que funciona em conjunto com as velas para impulsionar o grande catamarã.

Entre os três pontões, esteiras transportadoras recolhem o lixo de até 10 milímetros, sobre o qual a Manta desliza, enquanto três redes de arrasto à deriva (a uma profundidade de 1 metro, evitando assim a vida marinha) adicionam à coleção a bordo, mostrou Bruna Boner. Esse lixo é então alimentado em uma máquina de processamento onde os tripulantes os separam antes de movê-lo para um incinerador que derrete o plástico e usa os gases em uma turbina para alimentar o motor elétrico.

MAIS: Cientistas fazem a descoberta dos microplásticos, desenvolvendo um método para prendê-los e removê-los

Emparelhado com painéis solares que revestem o convés e uma turbina eólica que capta a energia do vento que vem das velas, o Manta seria 70% auto-suficiente em termos de energia, permitindo-se navegar sugando 3 toneladas de resíduos por hora, sem quase nunca precisar voltar ao porto e reabastecer ou descarregar plástico. Segundo Bruna Boner Leo, há também espaço a bordo para um laboratório científico, permitindo que biólogos e químicos marinhos estudem os efeitos do plástico no ecossistema.

Revelado puramente como um conceito, os SeaCleaners querem colocar um protótipo funcional nas ondas até 2024. Bourgnon acredita que se 400 dos navios fossem feitos, eles poderiam remover 33% da poluição de plástico do oceano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto