Logo
Imprimir esta página

Como fazer sabão líquido: 3 receitas caseiras práticas para começar hoje!

Como fazer sabão líquido: 3 receitas caseiras práticas para começar hoje!

Para famílias grandes, o sabão em pó ou líquido pode acabar bem rápido e toda economia é sempre bem-vinda.

Por isso, vamos ensinar como fazer sabão líquido para lavar roupa e uma receita que também pode ser usada para lavar louça. Vamos para a primeira receita:

Aprenda como fazer sabão líquido caseiro

Primeiro, separe os seguintes ingredientes:

● 200g de sabão de coco natural em barra (verifique sua composição e compre o sabão mais puro que tiver);
● 50ml de álcool isopropílico;
● 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
● 10 ml de óleo essencial da sua preferência (2 colheres de sopa).

Em uma panela grande, coloque 3 litros de água da torneira para ferver. Enquanto a água esquenta, raspe ou corte pequenos pedaços do sabão de coco.

Depois que a água começar a borbulhar, adicione o sabão e mexa até dissolver por completo. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o álcool e o bicarbonato de sódio.

A solução vai borbulhar um pouco, então adicione os ingredientes aos poucos para não transbordar e continue misturando. Quando a água esfriar, ponha o óleo essencial.

Nossa sugestão é o óleo de lavanda ou capim-limão. Ambos cheiram muito bem, tem efeito relaxante e a lavanda tem propriedades antibacterianas.

Pronto! Além de proteger suas roupas e possuir componentes químicos que não irritam a pele, esse sabão líquido também pode ser usado para lavar louça e outras superfícies das casas, como as janelas.

Como fazer sabão líquido para lavar roupa

Muitas pessoas preferem o sabão líquido ao em pó porque dilui melhor na água e corre menos risco de manchar suas roupas se usado em excesso. Por isso, hoje vamos focar na receita de um sabão líquido para lavar roupa concentrado.

Se você está com um restinho de sabão em pó e quer transformá-lo em até 10 litros de lavagem, confira o passo a passo! Além de ser fácil de fazer, também é uma receita super econômica.

Primeiro, separe os seguintes ingredientes:

● 1 barra de sabão azul;
● 1 sabonete de 100g;
● 100ml de vinagre de álcool (também chamado de vinagre branco);
● 100g de sabão em pó;
● 100g de bicarbonato de sódio.

Agora, coloque 8 litros de água para ferver. Raspe ou corte em pequenos pedaços o sabão azul e o sabonete em barra. Aos poucos, jogue as raspas na água borbulhando. Depois, acrescente o sabão em pó e mexa devagar para não fazer muita espuma.

Enfim, acrescente o vinagre e o bicarbonato. Continue mexendo até dissolver por completo e deixe esfriar. Por último, passe tudo por uma peneira e guarde em um recipiente limpo.

Agora você tem um sabão líquido para lavar roupas feito em casa e prontinho para uso!

Como fazer sabão líquido de álcool

Você quer um sabão líquido mais forte? Aprenda como fazer sabão líquido de álcool multiuso. Para essa receita, recomendamos o uso de luvas de borracha, máscara e óculos de proteção, porque você vai mexer com soda cáustica.

Você vai precisar de:

● 1 litro de óleo de cozinha usado;
● 130g de soda cáustica com pureza de 97% ou mais;
● 30ml de vinagre;
● 100 ml de álcool isopropílico;
● 1 colher de pau para misturar.

Primeiro, você vai diluir a soda cáustica. Para isso, acrescente os 130g de soda para 140 ml de água morna em uma panela. O certo é colocar a soda na água, e não o contrário, pois vai provocar uma reação química forte e pode causar acidentes.

Mexa até diluir usando uma colher de pau. Agora, passe o óleo de cozinha na peneira e esquente até, aproximadamente, 40°C. Em um balde, despeje o óleo e acrescente, aos poucos, a soda diluída. Mexa até ficar homogêneo.

Para a segunda parte desta receita, esquente 4 litros de água até ferver. Quando estiver borbulhando, acrescente a mistura com óleo e soda.

Desligue o fogo por um momento para adicionar o álcool e o vinagre. Depois, ligue novamente e mexa por cinco minutos antes de desligar o fogo uma última vez. Por último, acrescente algumas gotas de óleo essencial se quiser.

Deixe essa mistura esfriar completamente, nem que você precise esperar um dia inteiro.

E aí, gostou? Agora nunca vai faltar sabão líquido na sua casa!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto