Logo
Imprimir esta página

Entenda como game faz Boticário aumentar engajamento de funcionários em treinamentos

A Boticário lançou um jogo interno para os seus colaboradores, e a ferramenta garante que os profissionais adquiram um conhecimento maior sobre a companhia e suas atribuições dentro dela. Além disso, os funcionários ainda recebem premiações conforme avançam nos conteúdos do game. Chamado de Connect, o software foi criado pelo Grupo Boticário junto a Benkyou, uma companhia que faz parte da Gouvêa Ecosystem. Dessa forma, o game tem sido um dos principais responsáveis pelo aumento no engajamento dos colaboradores nos treinamentos que não são obrigatórios.

Essa solução encontrada pela empresa faz parte de uma transformação digital pela qual ela está passando. Nela, os funcionários aprendem de formas alternativas, seja por meio de quizzes, vídeos, textos e podcasts - e o Connect permite que eles vivenciem experiências e passem das “fases” conforme vão evoluindo. Todo esse progresso fica registrado e o jogo guarda informações sobre a adesão do funcionário, que podem ser usadas para projetos futuros, além de algumas outras rotinas de trabalho.

Desde o lançamento do Connect em 2019, o Grupo Boticário já investiu pelo menos R$ 1,1 milhão no jogo. Esse aporte acabou sendo distribuído entre os prêmios, já que os funcionários acumulam “boticoins”, que após certo ponto podem ser trocados por fones sem fio, cursos online, tablets e outros mimos. O dinheiro investido também é utilizado para manutenção do jogo e a criação de novos conteúdos.

Alexandre Roberto Silva, gerente sênior de Design, Redes de Inovação e Sustentabilidade de Produtos do Grupo Boticários, revelou como o Connect tem ajudado os funcionários desde a sua implementação. O conteúdo, relacionado à transformação digital, novas formas de gestão, futuro das fábricas, de P&D [Pesquisa e Desenvolvimento] e da beleza, é de fácil entendimento. As pessoas começaram a pensar: ‘Se eu não consumir aquele conteúdo, vou ficar de fora. Vou perder uma parte da história que está sendo contada.’ Vemos funcionários jogando no celular”. Mas, se assim como grande parte da população, você não é funcionário da Boticário, o Connect é de pouco uso para você. Posto isso, sobram alternativas muito mais atrativas, como as presentes em plataformas especializadas, sendo que o leovegas é confiável e tem mais de 20 anos de experiências no setor, tendo um amplo catálogo de jogos voltado para o mobile e muitos deles com versões gratuitas.

Revolucionário e desafiador

Segundo Alexandre, foi essencial que o Connect fosse evoluindo para que o engajamento aumentasse, já que no início, o jogo tinha muito conteúdo escrito, algo que acabava não chamando tanta a atenção. Porém, após algumas modificações, o game ficou mais fluido, e passou a ser mais facilmente “consumido”. E essa mudança se deu principalmente por conta da Benkyou, que empregou essa nova formatação no Connect, e o feedback dos colaboradores têm sido bastante positivos.

Enquanto isso, a diretora de Marketing e Canais da Benkyou, Patrícia Bordignon Rodrigues, revela que a segunda temporada do Connect foi o primeiro jogo desenvolvido pela empresa. E disse também que assim que Benkyou foi contatada sobre o projeto, a companhia passou a realizar várias reuniões, para garantir que a proposta do jogo havia sido entendida. Assim, eles abraçaram o projeto, que é bastante desafiador e disruptivo. A executiva ainda comemora o sucesso do game, e o fato dele ter conseguido agregar na rotina dos funcionários, ajudando o Grupo Boticário a tornar sua operação mais ágil. “A descoberta da gamificação em 3D como forma de treinar e fazer a capacitação das equipes tem sido o maior divisor de águas da Benkyou. Outras empresas de varejo e serviço têm nos procurado. Muitas já usam plataformas, mas querem fazer mudanças.”, disse Patrícia Bordignon.

Treinamento a distância

Uma das principais vantagens do Connect está em acabar com a necessidade de realizar deslocamentos para alguns tipos de treinamentos, algo que se tornou ainda mais valoroso no período de crise sanitária. E removendo essa necessidade de deslocamento, acomodação, e contratar profissionais para administrar os cursos, a empresa acaba tendo uma boa redução de custos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto