Logo
Imprimir esta página

Agência 213 Studios, fantasy game Rei do Pitaco e Resende FC levam Youtuber Cartolouco para dentro do Campeonato Carioca de futebol e atingem mais de 10 milhões de visualizações em websérie

Em campanha realizada pela 213 Studios e Resende FC, o jornalista e Youtuber Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, foi oficialmente contratado pelo clube. Durante a participação do time no Campeonato Carioca, o influenciador protagonizou websérie mostrando os bastidores da rotina do time

A campanha teve repercussão internacional e foi encerrada no último sábado, com a convocação do Youtuber para o jogo contra o Vasco da Gama, levando a ação ao topo dos Trending Topics, no Twitter

(Websérie realizada pela 213 Studios, em parceria com Resende FC e Rei do Pitaco, levou Youtuber para dentro de clube do Rio, revelando bastidores e engajando dezenas de milhares de seguidores)

Há pouco mais de 40 dias, um clube de menor investimento, da região do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, chocava o noticiário esportivo anunciando a contratação do Youtuber Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, para a disputa do Campeonato Carioca. Ficou claro logo em seguida que se tratava de uma campanha de marketing desenvolvida pela agência 213 Studios, em parceria com o Resende FC, clube que tem o gigante francês Olympique de Lyonnais entre os sócios.

Durante sua passagem pelo clube, o Youtuber apresentou uma websérie que culminou com sua convocação para o jogo contra o Vasco da Gama, na última rodada. Dividida em 8 episódios, a série já soma mais de 10 milhões de visualizações no Youtube, Instagram e Facebook. Com patrocínio do fantasy game Rei do Pitaco, a campanha chegou ao topo dos trending topics pela 5º vez em pouco mais de 1 mês, antes do apito inicial do último jogo, inundando as redes sociais com dezenas de milhares de menções.

No dia 3 de março, o Resende FC anunciou a contratação de Cartolouco como reforço para o futebol do clube. Muitas interrogações surgiram em torno da inusitada contratação. Logo nos primeiros dias, o Youtuber comunicou o lançamento da websérie "Um Dia De", na qual o jornalista viveu na pele e buscou dar visibilidade aos profissionais que passam despercebidos no cotidiano do esporte.

Marcelo Montenegro, diretor de marketing do Resende FC, fala sobre a iniciativa. "Nós tivemos a ideia de construir, a quatro mãos, essa ação de marketing com o primeiro patrocinador do canal de Youtube do Lucas, que é o fantasy game Rei do Pitaco. Nós achávamos que tinha tudo a ver, pois um dos diferenciais do Rei do Pitaco, é que os usuários podem escalar jogadores no banco de reservas. Conseguimos manter o mistério até a última rodada e anunciamos que o Cartolouco foi escalado para enfrentar o Vasco da Gama, e fomos pela quinta vez durante a ação, um dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter", afirma.

Nas redes sociais, o Resende FC viu seus números de seguidores saltarem 255% no Twitter e 195% do Instagram, além de um aumento de 1.440% no alcance do Facebook. Paralelamente, o Clube lançou o primeiro plano de sócio-torcedor da história e o clube do interior do estado do Rio de Janeiro alcançou fãs de todo o país.

(Youtuber Cartolouco comemora gol do time contra o Vasco da Gama)

Campanha repercute na BBC, de Londres, L’Equipe, da França e A Bola, de Portugal, despertando o interesse de clubes europeus para produzirem a segunda temporada da série. Contrato com equipe do velho continente já está em discussão

Na imprensa, mesas redondas e nomes importantes do futebol passaram a debater a contratação, garantindo um retorno em mídia espontânea que ainda segue reverberando. O ex-jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, Zico, foi um dos críticos da ação. Por outro lado, veículos internacionais como o L’Equipe, da França, BBC, da Inglaterra, e A Bola, de Portugal, produziram conteúdo sobre o então jogador do Resende, abordando a sinergia e os impactos da campanha.

Aos poucos, a presença de Cartolouco na Pelé Academia, o centro de treinamentos do Resende, se tornou cada vez mais benéfica para a rotina do clube. A campanha não apenas levou a marca do Resende FC e seus patrocinadores até a base de fãs do influencer, mas despertou o interesse de clubes e marcas européias para reproduzir a ação fora do Brasil.

"Desde quando cheguei no Resende, a minha missão foi valorizar o estadual, milhares de atletas e profissionais que dependem disso para colocar comida na mesa e também centenas de clubes que dependem desse tipo de competição para sobreviver. Assistam a websérie. Com meu bom humor de sempre eu quis mostrar como é a rotina desses caras que se doam demais. Foi o maior barato desenvolver esse projeto, principalmente no Resende que tem um trabalho muito sério e boa estrutura", comenta Cartolouco.

(Campanha repercute no diário francês L’Équipe)

Fantasy game ultrapassa 10 mil downloads durante a ação

No último jogo, contra o Vasco da Gama, fantasy game Rei do Pitaco, que já patrocinava o canal do do Youtuber, foi o patrocinador master do Resende FC, estampando sua marca no local mais nobre da camisa. O volume de audiência que migrou das redes sociais para o jogo garantiu enorme impacto para a marca: foram mais de 10 mil downloads do aplicativo durante a partida.

Braulio Medina, Head of Growth no Rei do Pitaco, comenta sobre a decisão de patrocinar o projeto. "Enquanto startup, nós do Rei do Pitaco compreendemos o que é ter que fazer muito com poucos recursos. Por isso, quando vimos o trabalho que o Lucas (Cartolouco) havia idealizado junto com o Resende FC e a 213 Studios, decidimos nos engajar na concepção do projeto e patrociná-lo. Então, divulgamos que o Cartolouco estava disponível para ser escalado dentro do nosso aplicativo, que foi o primeiro fantasy game do Brasil a suportar os estaduais e possuir banco de reservas. Usamos nosso próprio aplicativo para divulgar este momento, que consideramos perfeito para todos: Cartolouco, Resende e Rei do Pitaco".

Para coroar o sucesso do projeto de Cartolouco, a história teve boa repercussão no Velho Continente. Mesmo sem entrar em campo, o ‘jogador’ despertou o interesse de clubes até da Europa para a gravação de uma segunda temporada da websérie. A improvável jornada de um Youtuber em um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do país chegou ao fim prestes a conquistar novos territórios.

A 213 Studios é idealizadora e produtora no projeto. Bruno Sousa, CEO da companhia, fala sobre as perspectivas de uma segunda temporada da série no exterior.

"Para essa segunda temporada, nosso objetivo é mostrar o próximo passo na realização do sonho de um jogador profissional, que é ser contratado por um clube europeu. Queremos mostrar os aspectos positivos dessa jornada, os bastidores de um grande clube da Europa, o dia a dia dos brasileiros que já alcançaram esse patamar, mas também, as dificuldades enfrentadas para se adequarem a novas culturas e a um modo de vida completamente diferente da origem da maioria desses atletas. Acreditamos que o esporte é uma das melhores formas de contar boas histórias e apostamos muito nessas iniciativas." encerra o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto