Logo
Imprimir esta página

América Latina: saiba quais são as previsões para o comércio exterior em 2021

Passado um ano atípico e uma série de consequências econômicas provocadas pela pandemia global, a região latino-americana prevê uma recuperação de 3,7% em 2021

Por Cláudia Oliveira*

É praticamente unanimidade o impacto econômico sofrido pela América Latina devido à ocorrência do coronavírus no ano de 2020, fato que trouxe uma instabilidade generalizada para setores importantes da economia brasileira, por exemplo. Com o passar do tempo e o surgimento de resoluções positivas sobre o tema, novas informações são levantadas a respeito de projeções econômicas e o que esperar para o ano que chegou. Pensando nisso, para compreender os efeitos e as próprias expectativas que especialistas possuem em relação ao comércio exterior, é de suma importância abordar tópicos preponderantes nesse sentido.

Ao partirmos do princípio de que apesar da passagem anual, o crescimento econômico ainda depende de um dinamismo que foge do controle das organizações, tendo em vista a criação e distribuição das vacinas em território latino-americano, bem como a resposta do setor produtivo a medidas restritivas que visam controlar o cenário enquanto a vacinação em massa não se concretizar, todos os dados trabalhados se encaixam dentro deste contexto. E não poderia ser diferente, afinal, ainda é uma situação complexa compartilhada por todos.

O que diz a CEPAL

Segundo o Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2020, divulgado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a região da América Latina, assim como o Caribe, apresentou uma contração de -7,7% no ano de 2020. No entanto, para 2021, é esperado que ocorra uma taxa de crescimento positiva, de 3,7%.

O estudo ainda aponta que os territórios citados foram os mais atingidos no âmbito mundial, sob uma ótica de contração econômica global. Entre possíveis válvulas de escape para que o cenário acompanhe uma evolução gradativa, o relatório utiliza exemplos voltados para a transformação produtiva no que diz respeito à sustentabilidade e o investimento em inovação tecnológica – ponto primordial para recuperação da maioria dos setores.

Qual é o impacto para o comércio exterior?

Estendendo a reflexão para o comex, que também sofreu impactos ocasionados pela pandemia de coronavírus, a perspectiva é de que a contração econômica dificulte a integração nacional, o que se configura em um entrave para a diversificação das fontes produtivas. Ações direcionadas para a infraestrutura de logística e transporte assumem um papel determinante para que o fenômeno seja confrontado, com destaque para o suporte de ferramentas tecnológicas que simbolizam o protagonismo da inovação nesse contexto. É a hora de abraçar de vez a transformação digital para caminhar de forma sustentável no pós-pandemia!

O ano de 2020 indicou uma entrada forçada para o comércio mundial a tendências operacionais e comerciais que pautavam o segmento há um tempo considerável. Mudanças que caminhem rumo à desburocratização e facilitem a vida do empresariado, com políticas bem institucionalizadas, devem se consolidar como alternativas plausíveis para um futuro cada vez mais alinhado com o que entendemos de transformação digital.

Logo, a cada instante, novas informações são trazidas à mesa e modificam a ótica do comércio exterior. De concreto, podemos afirmar que a retração enfrentada pela região latina tem afetado, principalmente, organizações de porte menor, cuja realidade operacional não suporta a falta de insumos básicos e uma demanda mercadológica entregue à incerteza da pandemia. Com mais clareza e segurança estratégica, essas empresas terão os dispositivos necessários para compreender o mercado e tomar iniciativas proveitosas.

Por fim, as previsões sobre o comércio exterior em 2021 acompanham uma evolução gradativa do quadro de enfrentamento ao Covid-19 e imunização da população em sua totalidade. Para os que trabalham e dependem do comex, a tecnologia surge como uma aliada que transcende a eficiência operacional, servindo como parâmetro estratégico por meio do uso inteligente dos dados, com o protagonismo direcionado ao potencial humano. Dessa forma, com o acompanhamento pontual de estudos realizados por órgãos confiáveis e a automatização de processos cruciais para a saúde de qualquer negócio, a superação da contração econômica torna-se um objetivo mais próximo das empresas.

*Cláudia Oliveira é COO da eCOMEX – NSI, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MIT em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP.

Sobre a eCOMEX

Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto