Logo
Imprimir esta página

Pesquisa da Takasago aponta baunilha como tendência em aromas de conforto para tempos de estresse

Sorvete de baunilha é um dos alimentos que pode trazer sensações de conforto, aconchego e segurança - (Foto: Aline Ponce/Pixabay) Sorvete de baunilha é um dos alimentos que pode trazer sensações de conforto, aconchego e segurança - (Foto: Aline Ponce/Pixabay)

Multinacional japonesa possui marca de especialidades (LA VANILLE T) para garantir cheiros e sabores da planta no mercado

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo o isolamento social, medidas restritivas e quarentenas. No "pacote", o aumento do estresse, ansiedade e problemas relacionados à saúde mental. Por isso, segundo estudos da Takasago - uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil -, o consumo de alimentos funcionais e que trazem sensação de conforto aumentou. A pesquisa da multinacional japonesa mostra que vários sabores podem ser usados em produtos para fornecer aos consumidores finais ajuda na melhora do humor, alívio nas preocupações e estímulo às sensações de conforto e aconchego.

E, de acordo com a empresa, a baunilha é uma das tendências mais relevantes para 2021. "Em nossas pesquisas, descobrimos que, sozinha ou combinada com outros sabores, a baunilha pode promover o sentimento de felicidade e mudar o humor. Uma das formas de aliviar os sentimentos de medo e ansiedade, ainda presentes na vida de todos nós, é buscar segurança e conforto na alimentação, em produtos que conhecemos, que são familiares, que resgatam tradição, memórias felizes e associações com experiências positivas", explica Rafaela Bedone, Head de Marketing e Consumer Insights da Takasago.

A planta, de aroma único, ocupa lugar de destaque na culinária do mundo inteiro pela sua versatilidade em pratos doces e salgados, quentes ou frios, devido ao sabor e à intensidade únicos, característicos da área onde é cultivada. O aroma está presente em muitas categorias de alimentos e bebidas no mercado, como bolos, biscoitos, sorvetes, iogurtes, bebidas lácteas etc.

Em razão disto, a Takasago desenvolveu a linha LA VANILLE T, sua marca registrada de especialidades em baunilhas. Com um palete exclusivo de nuances do aroma, a companhia desenvolve soluções personalizadas para cada cliente e em diferentes segmentos.

Para garantir a qualidade dos seus extratos e uma paleta ampla de matérias-primas, a multinacional japonesa mantém, desde 2012, uma aliança estratégica com a Ramanandraibe, um dos maiores e mais experientes operadores de baunilha em Madagascar, na África, país responsável pela maior produção mundial das favas da planta e responsável por 80% da baunilha utilizada em todo o mundo. Com fábrica própria para processamento e extração do extrato natural, a companhia consegue estabelecer uma integração vertical de todo o processo de fabricação, garantindo alta qualidade dos produtos.

O processo de cultivo é longo e rigoroso: a baunilha é extraída da orquídea Vanilla planifólia, que leva de três a quatro anos para amadurecer, e as flores abrem apenas uma vez ao ano. A polinização é feita à mão com um palito, e as favas também são colhidas à mão, uma a uma, e, em seguida, fervidas; ainda quentes, são embrulhadas em cobertores para, depois, serem desidratadas e armazenadas por seis meses para acentuar o sabor. Somente após todo este processo ficam prontas para exportação.

Parceria da Takasago dribla a escassez de baunilha
Por ser um dos aromas mais populares e vendidos em todo o mundo, a baunilha passa por um momento de escassez natural e flutuação constante dos preços. O mercado global, porém, está cada vez mais interessado em ingredientes naturais. E, para isso, o fornecimento de matérias-primas de maneira constante e segura é de fundamental importância.

Além disso, existem as oscilações do mercado. Em 2000, um ciclone devastou cerca de 80% das plantações de Madagascar. Inicialmente, com menos disponibilidade no mercado, o preço aumentou. Entre 2008 e 2012, a baunilha deixava Madagascar por, no máximo, US﹩ 30 o quilo. Em 2013, o preço subiu para US﹩ 40; em 2014, US﹩ 70; até chegar no preço atual, que passa dos US﹩ 1,5 mil. "É comum encontrar baunilha no vidrinho em supermercados e lojas, mas o que a maioria das pessoas nem imagina é que é um aromatizante oriundo da vagem de um tipo de orquídea. Quando analisamos profundamente o mercado da baunilha natural, vemos que é necessário investir em soluções viáveis para o mercado local. E é exatamente isso que a Takasago faz", adiciona Vilma Mendes, diretora da divisão de Aromas da Takasago no Mercosul.

"O aroma de baunilha é uma das paixões dos aromistas. Os extratos contêm, em geral, mais de 150 moléculas aromáticas diferentes, o que pode resultar em inúmeros perfis. Além de ser um dos sabores preferidos em várias categorias de alimentos e bebidas, bem como um dos cheiros favoritos dos consumidores em produtos para casa e cuidados pessoais", conclui.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto