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Ansiedade e Sedentarismo em Casa: da Yoga à Meditação, Aprenda Como Movimentar o Corpo e aMente Mesmo em Casa

Ansiedade e Sedentarismo em Casa: da Yoga à Meditação, Aprenda Como Movimentar o Corpo e aMente Mesmo em Casa

Trazer o Yoga e a meditação para sua rotina diária pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e relaxado. A professora Priscilla Leite, ensina posturas e dá dica sobre a prática.

O yoga, que costumava ser visto por quem não conhecia a prática como algo elitizado, caro e que só pessoas magras e flexíveis costumavam praticar, tornou-se uma válvula de escape contra o estresse, a ansiedade e as incertezas geradas pelo atual momento em que mundo vive. Originário da Índia, o Yoga é uma antiga palavra sânscrita que significa unir; uma união completa da mente, corpo e alma. “A atividade nos leva a uma conexão com o momento presente, nos faz abandonar pensamentos acelerados e focar somente no aqui e agora, é o momento que paramos para ouvir o que o nosso corpo precisa” – destaca Priscilla Leite, a maior professora de Yoga online do Brasil, com 1 milhão de inscritos em seu canal no Youtube, o Pri Leite Yoga.

A exigência? Constância e autodisciplina para sentir de perto, os benefícios físicos e mentais que essa arte milenar proporciona. A Yogini explica que, não é necessário possuir um grande espaço dentro de casa para a prática da atividade, apenas é importante que o lugar seja calmo e aconchegante. Também não há necessidade de escolher um estilo de Yoga especifico para ser feito em casa. “Apenas tente avaliar o que o seu corpo precisa naquele dia. Se você está precisando de um alongamento para aliviar o cansaço do dia, ou precisando acalmar os níveis de estresse e ansiedade, por exemplo, existem aulas especificas para cada necessidade.” – pontua.

E com a meditação, não é diferente. A atividade que ajuda a cultivar a calma e a harmonia interior também pode e deve ser realizada em casa. E embora não haja uma maneira certa ou errada de meditar, é importante encontrar uma prática que atenda suas necessidades e complemente a sua personalidade. “O tipo de meditação certa é aquela que você se sente confortável e encorajado a praticar” – diz.

A vantagem de reproduzir as posturas em casa é poder fazê-la no seu próprio ritmo, sem pressão, conciliando esse momento com sua rotina e podendo fazer pausas estratégicas para recuperar o fôlego sempre que necessário, além de ser de graça, é claro. Mas, é necessário certificar-se de que está fazendo corretamente todas as posturas e respeitar os seus limites. E como a meditação é uma técnica com muitas nuances, também pode ser fácil cometer erros.

Para finalizar a precursora da prática no Brasil e também criadora da plataforma Yoga Co. Priscilla Leite destaca que o aluno nunca deve se sentir estressado ao praticar. “O Yoga consiste em liberar a tensão do corpo, por isso é essencial ser gentil com seu próprio corpo. Algumas pessoas também podem experimentar emoções negativas ao meditar. Certifique-se de começar apenas com as técnicas que você se sente confortável para executar”.

E agora que você já pegou algumas dicas de uma das maiores professoras de Yoga do país, que tal aprender algumas posturas que podem ser feitas em casa? Acompanhe:

POSTURA DA CRIANÇA:

Essa postura é calmante e uma ótima opção para quando você precisa fazer aquela pausa durante um dia estressante. Você pode realizar a postura da criança para descansar ou se concentrar para a próxima postura. Ela ajuda a alongar suavemente a parte inferior das costas, quadris, coxas, joelhos e tornozelos, além de relaxar a coluna, ombros e pescoço.

CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO:

Essa é uma das posturas mais comuns de Yoga e ajuda a fortalecer os braços, ombros e costas enquanto atua no alongamento das panturrilhas e arcos dos pés. Também pode ajudar a aliviar a dor nas costas.

POSTURA DA COBRA:

Essa postura ajuda a fortalecer os músculos das costas, aumentar a flexibilidade da coluna e alongar o peito, ombros e abdômen.

POSTURA DA ÁRVORE:

Além de ajudar a melhorar o equilíbrio, também pode fortalecer o núcleo, tornozelos, panturrilhas, coxas e coluna vertebral.

POSTURA DO CADÁVER:

As aulas de ioga geralmente terminam com essa postura. Ela permite um momento de relaxamento. E embora possa não parecer difícil realizar essa postura, na verdade é bastante desafiador ficar deitado na posição de cadáver por um longo período de tempo. No entanto, quanto mais você tentar essa postura, mais fácil será aprofundar-se em um estado relaxante e meditativo.

Prefere realizar as aulas com vídeo? Então acesse https://www.youtube.com/channel/UCehH0gfC-ivKz_htoMHxHtA

PRISCILLA LEITE

Percussora do Yoga online e gratuito no Brasil, Priscilla Leite é criadora do maior canal de Yoga no país. Influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais e mais de 32 milhões de views em suas aulas onlines, a profissional oferece semanalmente conteúdo exclusivo, humanizado, inteligente e criativo noCanal Pri Leite Yoga, no Youtube e na Plataforma Yoga.Co. Com formação em VinyasaFlow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes suas aulas são desenvolvidas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade. Amante da natureza e engajada em acessibilizar a prática do yoga, suas aulas são divididas em categorias e podem ser praticadas em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades, com ou sem experiência.


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