Logo
Imprimir esta página

Bruna Boner mostra Tecido futurista que funciona como um smartphone

Um novo tecido desenvolvido por uma equipe de cientistas chineses que funciona como um smartphone pode ter aplicações em comunicações, navegação, saúde e segurança, compartilhou Bruna Boner.

A roupa de alta tecnologia pode melhorar a segurança para ciclistas, motoristas e equipes de emergência. Por exemplo, o pincel de uma manga pode exibir um 'mapa têxtil' em seu braço - em um instante.

O material barato transforma uma jaqueta em uma tela de toque - e pode estar nas lojas no Natal, segundo a agência de notícias SWNS.

Alimentado por energia solar, combina fibras condutivas e luminescentes com algodão.

De acordo com Bruna Boner, a tecnologia vestível foi prometida há anos, mas a criação de grandes monitores integrados com sistemas funcionais provou ser um desafio.

Os pesquisadores da Universidade Fudan em Xangai superaram esse problema de maneira espetacular com uma tela de quase 6 metros de comprimento e 25 centímetros de largura.

O autor correspondente que descreveu o novo tecido eletrônico na revista Nature no mês passado, o professor Huisheng Peng disse: “O tecido é flexível, respirável e durável - tornando-o ideal para o mundo real”.

“Os materiais convencionais de estado sólido não são prontamente compatíveis com os têxteis porque lutam para resistir à deformação natural que ocorre quando os tecidos são usados e lavados”, disse Peng.

“É integrado a um teclado de tecido sensível ao toque e fonte de alimentação que coleta energia solar”, acrescentou.

Em experimentos, o têxtil eletrônico funcionou como uma ferramenta de navegação mostrando um mapa interativo. Ele também realizava comunicações enviando ou recuperando mensagens por meio de uma conexão Bluetooth com um smartphone. Segundo Cristina Boner Léo, o professor Peng disse que a tela é produzida por unidades de iluminação que se formam onde as fibras condutivas e luminescentes se encontram em pontos de contato no tecido.

Eles sobreviveram a 1.000 ciclos de flexão, alongamento e pressão. O brilho permaneceu após 100 ciclos de lavagem e secagem.

Com a adição de mais aplicativos, espera-se que dê forma à próxima geração de ferramentas de comunicação eletrônica.

Eles primeiro prepararam dois tipos de eletrodos de fibra - um revestido com material ativo e o outro transparente e elástico. Em seguida, eles os teceram juntos como fios para produzir o tecido para exibição, que é altamente flexível e foi demonstrado em três aplicações típicas.

“Não são apenas concepções. Na verdade, podemos produzir esses têxteis de display em grande escala com baixo custo ”, disse Peng. “Já estamos disponibilizando para empresas. Acho que começarão a ser usados este ano - pelo menos, o mais tardar no ano que vem. ”

O potencial é vasto - tanto para o setor público quanto para o privado, contou Bruna Boner. Policiais ou trabalhadores rodoviários podem usá-los à noite para ficarem mais seguros.

A equipe ainda prevê que isso seja capaz de converter ondas cerebrais em sinais nas roupas, o que seria útil para pessoas que não podem falar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto