Logo
Imprimir esta página

'Aldeia360' Proporciona Visita Virtual em 360 Graus À Aldeia Indígena Durante Período de Pandemia

A partir de 19 de abril (Dia do Índio), projeto poderá ser acessado em www.aldeia360.art.br em versões para celular ou computador, ambos em realidade virtual

Aldeia360 realiza uma imersão cultural na aldeia Tekoa Itakupe, do povo Guarani Mbya, localizada na região do Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo

Desde 1940 no dia 19 de abril é comemorado nacionalmente - pelos não indígenas - o Dia do Índio, uma data para lembrar as raízes que nos tornam brasileiros, mas também para celebrar um povo que historicamente tem sido colocado à margem em nossa sociedade. É por isso que, em um trabalho de auxílio nesse resgate cultural, a Claque Produções em parceria com a Triarts New Media e o artista Dinas Miguel, lançam nesse dia emblemático o “Aldeia360”. O projeto em realidade virtual, que poderá ser acessado através do link www.aldeia360.art.br - disponível somente a partir do dia 19 de abril -, tem como um de seus propósitos compartilhar a realidade dos Guarani, para estabelecer o espaço de arte e cultura entre comunidade, artistas e público em geral, proporcionando visita virtual em 360° neste local sagrado e ainda pouco conhecido de nossa população.

No momento em que a pandemia de Covid-19 assola o planeta e coloca os povos indígenas como grupo de risco, o “Aldeia360” nos transporta virtualmente por celular, computador ou headset de realidade virtual, para a terra indígena Jaraguá, localizada no noroeste da cidade de São Paulo. Em um ambiente tão marcado por concreto e urbanismo, no Pico do Jaraguá, um importante ponto turístico, estão localizados mais de 1000 indígenas Guarani Mbya, que através de sua cultura e atividades mantém o modo de viver tradicional, mesmo dentro da maior metrópole do país. Com uma grande reserva de mata Atlântica no local, que compõe o chamado Cinturão Verde da Cidade, por lá se dividem diversas aldeias desse grupo pertencente à família linguística tupi-guarani, que atualmente estão espalhados pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nessa visita gratuita as pessoas serão recebidas pelos moradores da Aldeia “Tekoa Itakupe” (em português, TEKOA “lugar onde é possível realizar o modo de ser” e ITAKUPE, “atrás da pedra”) que habita a parte de trás do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital paulistana. Assim como todos os Mbya, eles são exemplos de grande resistência histórica e cultural, mantendo sua língua e cultura tradicionais por meio de cantos, danças e rezas. Para os Guarani, o conceito de "cultura" é entendido pela palavra “nhandereko” (em português, “nosso modo de viver”) e é justamente uma experiência imersiva neste universo que é possível viver dentro do “Aldeia360”.

“O povo indígena resiste a São Paulo. Eu sempre falo muito isso. Muita gente, quando escuta que na cidade existem aldeias indígenas, não acreditam ou já começam a ter alguma atitude preconceituosa. Para nós, estar aqui, é uma demonstração da resistência Guarani. Aqui as crianças já nascem com essa cultura, já praticam os costumes, falam a língua e eu agradeço a Nhaderu (Deus Guarani) por colocar pessoas no nosso caminho para ajudar a divulgar nosso modo de vida, nossa realidade”, conta a Cacica da Tekoa Itakupe, Geni Para Yry.

“Chegamos até os Guarani Mbya, na aldeia de Tekoa Itakupe, através do grafiteiro e artista visual, Dinas Miguel, do coletivo “Cultura e Conceito” e fomos aos poucos sendo inseridos e entendendo a cultura e tradições. A subsistência deles vem basicamente da venda de artesanato, por meio de parcerias e doações, além do turismo da região do Jaraguá, portanto a pandemia teve um efeito devastador. Nossa entrada por lá foi possível graças ao decreto que colocou os povos indígenas na lista de prioridade na vacinação, pois quando filmamos na aldeia, já estavam todos imunizados”, comenta o cineasta Marcos Grossi, diretor artístico da produtora Claque Produções e idealizador do projeto.

“Notamos que por conta da pandemia, a melhor maneira que poderíamos ajudar a aldeia era pela divulgação da cultura Guarani Mbya por um tour imersivo virtual. Para isso acontecer, criamos uma plataforma que nos permite reunir todo conteúdo e organizá-lo como um percurso linear. Unimos tudo isso à tecnologia de giroscópio que os celulares e tablets possuem para uma sensação 360° de visão em primeira pessoa”, completa Max Leonardo, diretor da Triarts New Media, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

O projeto visa trazer à tona a importância da preservação da Cultura e do meio ambiente vivenciados pela comunidade, pela visão das lideranças e xamõis (em português, pessoas mais velhas/líderes espirituais) e também dos Xondaros e xondaras (em português, Guerreiros e guerreiras/Lideranças jovens). Na visita virtual à aldeia, é possível ter as mais diversas experiências e aprender com conteúdos que vão desde fotos, entrevistas, até imersão total no ambiente, seja em lagos, trilhas ou até cerimônias. Para chegar nesse produto final inesquecível, além da Cacica Geni Para Yry, foi necessária a participação de muitas pessoas, entre elas:

- Pedro Karai Apua - Xamõi da aldeia Tekoa Itakupe;
- Jeferson Xondaro - Rapper de 21 anos da aldeia Tekoa Itakupe;
- Tamikuã Txihi - artista plástica, artesã, ativista e escritora, ela traz toda sua poesia e repertório de vivências em diferentes etnias para compor seu trabalho multimídia que traz com maestria toda a beleza e encanto da cultura indígena;
- Thiago Carvalho - cineasta, fotógrafo e ativista das causas indígenas, tem em seu currículo diversos documentários e exposições fotográficas focadas nesse tema, sempre exaltando e difundindo diferentes etnias indígenas do Brasil;
- Adriano Sampaio - Permacultor, atua em intervenções na cidade de São Paulo desde 2013 regenerando nascente de rios, está inserido na aldeia desde 2015 ajudando a reviver e preservar a área.

O “Aldeia360” foi viabilizado através do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura na Cidade de São Paulo, do edital da Secretaria Municipal de Cultura. Nesse primeiro momento, a partir do dia 09 de abril, focado na aldeia Tekoa Itakupe, o projeto prevê continuidade e expansão em outras aldeias.

SOBRE A CLAQUE PRODUÇÕES:
A Claque Produções é uma empresa que atua desde 2003 na criação e direção de produção nas áreas de cenografia, exposições, artes visuais e novas tecnologias, para projetos culturais e corporativos, estabelecendo parcerias e aliando-se a grupos e artistas para desenvolver iniciativas e linguagens inovadoras.

SOBRE A TRIARTS NEW MEDIA:
A Triarts New Media, é uma empresa nacional especializada no desenvolvimento de produtos em realidade virtual, 3D, gravação e reprodução de vídeos 360 e soluções visuais cenográficas. Fundada em 2001, a Triarts é pioneira na introdução da técnica 3D para o desenvolvimento de ações de publicidade, campanhas de marketing, arte e cultura.

SOBRE DINAS MIGUEL:
Artista plástico e grafiteiro, traz em sua poética artística a representatividade dos povos originários afro-indígenas e da população periférica, tendo realizado parcerias por meio de seus projetos e intervenções artísticas dentro das aldeias, como o “Cultura e Conceito, que junto da comunidade grafitou todas as casas da Aldeia Tekoa Itakupe. O artista também realiza exposições e graffitis mundo afora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto