Logo
Imprimir esta página

Covid-19 e o planejamento a curtíssimo prazo na produção industrial

Ricardo Rossin

Um dos maiores desafios da gestão da produção industrial com o advento da pandemia de Covid-19 reside na dificuldade de planejar ações. De uma semana para outra, de cidade para cidade, empresas dos mais variados segmentos são autorizadas ou desautorizadas a funcionar de acordo com decisões administrativas focadas na saúde e/ou economia.

Nestes últimos tempos, com o aumento de casos e de mortes de Covid-19 no país, esse cenário tem sido ainda mais dinâmico. Como, então, efetuar um planejamento se as metas que instituímos para daqui a um mês caem por terra com acontecimentos abruptos - por exemplo, restrições de circulação em determinados horários, antecipação de feriados, afastamento de colaboradores e dificuldades com disponibilidade de matéria-prima?

Cidades e Estados têm transitado inúmeras vezes entre as chamadas "fases" de acordo com a evolução da doença. Além disto, categorias diferentes de atividades comerciais e industriais passam de essenciais para não essenciais ou, de uma forma ou outra, podem reabrir ou são obrigadas a fechar.

Na outra ponta da cadeia, vemos também as oscilações na disponibilidade de matéria-prima. Tivemos dificuldades com o fornecimento de embalagens metálicas e plásticas em função de falta de insumos para nossos fornecedores. O papelão também ficou escasso por um grande período e, no final de março, devido às demandas de metal no mercado, houve falta de tambores metálicos para atendimento de nossos pedidos .

Temos utilizado, na Montana Química, o conceito de planejamento a curtíssimo prazo (ou microplanejamento) como ferramenta central na gestão industrial em tempos de Covid-19. Devido a essas mudanças tão repentinas no mercado, esse processo tem nos ajudado bastante a ganhar equilíbrio na balança da qual um dos pratos é o superestoque e o outro é a falta de produtos.

Esse tipo de planejamento industrial exige, antes de tudo, um alinhamento interno muito bem consolidado com outros departamentos, em especial o comercial/vendas. Saber definir quais são as demandas urgentes e prioritárias dos clientes tem um enorme impacto positivo na produção. Também é preciso haver um bom alinhamento de ponta a ponta na cadeia, dos fornecedores aos clientes. É preciso saber não só seus anseios e dificuldades atuais, como também os futuros.

Planejamento e agilidade na tomada de decisões também são essenciais. Se o governo pensa em antecipar feriados, por exemplo, é necessário discutir rapidamente sobre todos os cenários possíveis e estar preparado para agir caso a decisão governamental se torne oficial.

A gestão de pessoal, por fim, é uma dica primordial. Ajustar os horários dos colaboradores para que não sejam obrigados a utilizar o pico do transporte público; dividir a equipe em turnos alternativos; treinar o time para que ele possa ser redistribuído rapidamente entre diversas atividades; e contar com a agilidade da equipe de RH na contratação de trabalhadores temporários para garantir maleabilidade ao gestor.

Ainda dentro de nossos recursos humanos, o investimento em prevenção e rastreabilidade da Covid-19 traz resultado duplo: segurança e produtividade. Não só seguir as regras sanitárias estritamente (uso de máscaras, lavar as mãos, demarcar ambientes para exigir distanciamento, rodízio para o almoço), como também implementar ações de prevenção (questionário diário sobre suspeita da doença e sintomas variados, medição de temperatura dos colaboradores, treinamentos/diálogos de segurança) e de combate (afastamento de funcionários com suspeita própria ou na família, além de acompanhamento de saúde), sempre contando com todo o trabalho do time de segurança do trabalho e definições do comitê de crise estabelecido desde o início da pandemia.

Caso a sua produção não esteja alcançando um desempenho tão positivo neste momento de transformações tão ágeis (muitas vezes, desenfreadas), talvez neste momento seja necessário ajustar o balanço entre o planejamento de curto, médio e longo prazo. No cenário atual, com tantas incertezas, priorizar ações de curto - melhor ainda, de curtíssimo prazo - poderá mostrar melhores caminhos na busca dos melhores resultados .

Ricardo Rossin é gerente de produção da Montana Química.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto