Logo
Imprimir esta página

REIVAX lança linha de soluções exclusivas para o mercado de energia solar fotovoltaica

Em seu 34º aniversário, multinacional brasileira apresenta o PPCx voltado para o controle da geração de energia em usinas fotovoltaicas

A multinacional brasileira REIVAX Automação e Controle — referência em sistemas para o controle da geração de energia elétrica — lançou oficialmente sua primeira linha de soluções exclusiva para o segmento de energia solar fotovoltaica. A novidade foi apresentada ao mercado durante um evento online como parte central das comemorações do 34º aniversário da companhia, celebrado em 1º de abril. O investimento consolida a decisão estratégica da REIVAX em acompanhar o rápido crescimento global do setor de geração de energia a partir de fontes renováveis. Neste momento a empresa tem propostas de fornecimento que somam cerca de 5.000 megawatts (MW).

De acordo com Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX, para capitanear as aplicações no segmento a empresa dispõe de uma solução completa e integrada para supervisão e controle que inclui o equipamento Power Plant Controller (PPC), na empresa denominado PPCx e o Software SCADA. “O controle da geração de energia em Usinas Fotovoltaicas (UFV) é um controle conjunto de energia dos diversos inversores, área na qual temos vasta experiência e diversos projetos executados. O PPCx é o equipamento certo para realizar este controle porque determina a potência ativa e reativa, tensão, tensão, rampa e fator de potência da geração de energia. “Este é um equipamento indispensável para qualquer UFV Centralizada, que são aquelas com capacidade de geração acima de 5MW e que se conectam ao Sistema Integrado Nacional (SIN)”, destaca Amorim.

O setor energético brasileiro tende a ser um dos grandes beneficiados com a investida da multinacional, que atualmente está presente em mais de 40 países ao redor do mundo. No Brasil, as usinas fotovoltaicas com capacidade de geração superior a 5 MW precisam desse tipo de controlador para controlar a energia entregue no ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O PPCx, ao contrário de soluções existentes no mercado que implementam o PPC dentro do software SCADA rodando em servidor Windows, é implementado em hardware de padrão industrial utilizando como unidade de processamento um PLC industrial. Este tipo de equipamento apresenta seis vezes mais confiabilidade de operação (MTBF) do que servidores para Windows. Portanto o PPCx é um equipamento muito robusto e preparado para operação contínua sem falhas e em ambientes hostis. Somado a tudo isto, a empresa dispõe de engenharia própria no Brasil, baseada em sua sede em Florianópolis (SC), permitindo garantir melhor qualidade de serviços durante e após o comissionamento. Isso propicia mais segurança para os empreendimentos que podem contar com suporte rápido e com qualidade em território nacional.

Energia do futuro

O projeto se antecipa em termos de futuro. Segundo estimativas da IEA (International Energy Agency), a energia solar fotovoltaica deve ultrapassar as demais fontes de energia atuais (incluindo gás, carvão, energia eólica e hídrica), e se tornar a principal matriz energética no mundo até 2040. Hoje o custo médio de uma usina fotovoltaica é da ordem de R$ 4 milhões para cada 1 MW gerado. Com isso, um empreendimento capaz de produzir 1 GW de energia, por exemplo, pode exigir investimentos da ordem de R$ 4 bilhões.

“O PPC é o equipamento que controla como a energia gerada por uma planta fotovoltaica é entregue ao SIN. Portanto, é fundamental para que a usina funcione dentro das condições estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de ser importante para o cumprimento de contratos PPAs, quando o empreendimento fornece sua energia para o mercado livre de energia. Com o lançamento desse produto da REIVAX, temos certeza que estamos contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento deste segmento no Brasil ser ainda mais sólido e eficaz”, aponta Silveira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto