Logo
Imprimir esta página

Como evitar fungos, ácaros e bactérias em sementes durante o armazenamento

Como evitar fungos, ácaros e bactérias em sementes durante o armazenamento

O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, importante na geração de renda para o país. Destacam-se entre os produtos a soja, a cana-de-açúcar e o café, que fazem sucesso no mundo todo. E o êxito desses e de outros produtos brasileiros, começa logo no plantio, com o uso de sementes de boa qualidade.

Segundo a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), o mercado de sementes movimenta por ano no Brasil R$10 bilhões e tem a 3ª maior indústria do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

A cada ano aumenta a procura por sementes de alta qualidade, ou seja, sementes com alta taxa de germinação, vigor e sanidade, com mais facilidade de germinação. Essa busca tem sido cada vez mais intensa nas diferentes espécies que produzimos aqui em nosso país, porém essa procura é maior na cultura da soja, um dos nossos pilares de exportação.

Crescem, a cada ano, novas pesquisas sobre o uso de sementes de alta qualidade. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) revelou que a soja tem ganhos de produtividade de 10% a 15% quando se utiliza sementes de alta qualidade, pois geram plantas fortes e vigorosas, com maior e mais rápido desenvolvimento da lavoura, culminando com o aumento da produtividade.

A qualidade da semente pode ser afetada por fatores de deterioração que ocorrem no campo e no armazenamento.

Dentre estes, o armazenamento adequado é fundamental na preservação da qualidade da semente e, para isso, a umidade relativa do ambiente requer cuidados especiais, pois, em excesso, torna o ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos, ácaros e bactérias que irão influenciar diretamente na qualidade da semente.

Principais danos causados pelo excesso de umidade as sementes armazenadas:

1. Diminuição a longevidade;

2. Aumento do risco do ataque de fungos e insetos;

3. Diminuição da germinação e do vigor das sementes;

4. Aumento da taxa respiratória e da temperatura.

A engenheira agrônoma Márcia M. Rabelo Guimarães Kobori, Dra. pela USP/ESALQ alerta: “O objetivo da conservação das sementes durante a armazenagem é manter a qualidade ou minimizar a perda. O ataque de fungos e pragas está diretamente relacionado com as más condições em que as sementes estão armazenadas”.

O uso de desumidificadores de ar durante o armazenamento de sementes é a única maneira de manter, não só a integridade, como também a qualidade do produto. O Desidrat da Thermomatic, é o mais indicado para a preservação de sementes, pois mantém a umidade sob controle e, desta forma, evita a proliferação de microrganismos, como ácaros, bactérias e fungos, tal qual outros problemas causados pela umidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto