Logo
Imprimir esta página

As consequências da umidade à madeira

As consequências da umidade à madeira

A produção brasileira de árvores destina-se quase que em sua totalidade a fins industriais. Em uma variedade que vai a quase cinco mil produtos, estão móveis, compensados, esquadrias e até carvão vegetal.

Fora o consumo interno, o Brasil atende também ao mercado externo. As exportações de madeira do Brasil registraram um aumento superior a 9.500% nos últimos 10 anos, segundo informação do Ministério da Economia. Até outubro de 2020, o Brasil exportou 756 mil toneladas de madeira, representando receitas da ordem de US$72,4 milhões.

Existem no Brasil, e em alguns outros países, dois tipos de produção de madeira: a plantada e a nativa. A madeira plantada é utilizada na produção de celulose, aglomerados, chapas de fibras, compensados, madeira serrada, móveis e carvão vegetal, dentre outros. Já as madeiras das florestas nativas destinam-se principalmente à indústria de processamento mecânico, como serrarias, laminadoras e fábricas de compensados.

O consumo de toras nativas é de 35 milhões de m³ por ano, sendo que 85% provém da região amazônica. O país é líder mundial em consumo de madeira tropical.

Prejuízos que a umidade traz a madeira

A madeira é um material altamente higroscópico, ou seja, absorve ou perde água para manter-se em equilíbrio com o ambiente. A madeira sofre mudanças dimensionais quando seu teor de água é alterado, ou seja, contrai-se quando há perda e expande-se quando absorve umidade.

É importante haver equilíbrio sobre a umidade da madeira, visto que ela pode interferir nos tratamentos posteriores.

O controle da umidade é fundamental para que haja um aproveitamento mais eficiente da madeira. Caso a umidade do ambiente esteja alta, a madeira poderá sofrer com o apodrecimento, contrações, bolhas, fungos (mofo inclusive) e até o aparecimento de cupins de madeira úmida.

O apodrecimento da madeira ocorre quando os fungos atacam. É fácil de se ver quando se forma o mofo. Isso acontece quando a umidade relativa do ar está em torno de 85%.

Já os cupins da madeira úmida são altamente destruidores. São considerados inimigos fatais dos troncos, pois digerem a madeira. Vivem em colônias e são conhecidos como pragas urbanas.

Lojas de móveis

Os níveis de umidade sempre devem ser controlados, tanto nas lojas de móveis, quanto em seus estoques. Geralmente, trata-se de locais fechados e que podem ter acúmulo de umidade, o que pode causar o estufamento ou até o apodrecimento da madeira. Quando isso ocorre, podem surgir microrganismos que atacam os móveis.

Não só as lojas de móveis podem ser atingidos pela umidade, mas também as fábricas. A umidade pode significar aumento de ferrugem em peças, ferramentas de metal e ainda danificar equipamentos elétricos e eletrônicos.

Emprego de Desumidificadores Desidrat

A proteção da madeira durante todo o seu processo de industrialização pode ser otimizada através do uso de Desumidificadores Desidrat.

Para a garantia do controle da umidade em armazéns e galpões, a utilização dos Desumidificadores de ar Desidrat é a mais indicada.

A Thermomatic disponibiliza modelos Desidrat industriais de adsorção e condensação, que atendem ambientes em altas e baixas temperaturas.

Seu uso traz diversos benefícios, como:

- Manter peso e dimensões adequadas;

- Eliminar focos de umidade;

- Impedir proliferação de fungos e cupins;

- Impossibilitar o estufamento da madeira;

- Conservar qualidade do produto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto