Logo
Imprimir esta página

Como a startup b8one ajudou a Flormel a multiplicar em dez vezes suas vendas online

O laboratório de soluções digitais para e-commerce implantou em tempo recorde durante a pandemia, em menos de um mês, a 1ª plataforma digital da empresa

No início do surto de Covid-19, a Flormel – fabricante de alimentos saudáveis investida pelo fundo Unbox Capital, que tem como sociedade controladores do Magazine Luiza –, assim como muitas outras empresas cujo varejo físico era responsável por 100% de suas vendas, precisou pensar em soluções rápidas para minimizar os impactos mais do que certos da pandemia. Há mais de três décadas no mercado, a companhia entendeu que novos canais de negócios, como o e-commerce, representavam não apenas uma saída para o prejuízo, mas também uma oportunidade de crescimento e reinvenção. Hoje, a Flormel colhe os frutos dessa aposta no canal online e encerrou 2020 com um aumento de 10 vezes em seu faturamento no canal desde junho, quando ergueu sua plataforma de comércio online. Junto a esse sucesso, está a startup b8one – laboratório de soluções digitais especializado em e-commerce –, que implementou a loja virtual da empresa em apenas 22 dias.

“Foi tudo muito rápido. Em menos de um mês, o site estava no ar. A média do mercado para uma implantação a partir do zero é de 120 dias”, destaca Renato Avelar, sócio da b8one, responsável pela área de Negócios. Agilidade e adaptação foram as palavras de ordem quando as empresas estabeleceram contato em maio. Em julho, com a plataforma funcionando a todo vapor, o resultado já era notável: um aumento de 2,5 vezes no faturamento. A partir daí, segundo a Flormel, o crescimento assumiu um ritmo agressivo, mês a mês.

“Temos um offline muito vivo, mas o e-commerce começou a se tornar relevante. Acreditamos que isso se deva, especialmente, à qualidade dos produtos que oferecemos ao mercado, que faz com que tenhamos um número elevado de clientes fiéis”, relata Alexandra Casoni, CEO da Flormel. A executiva também comenta que a produção de doces sem adição de açúcares pode ser um dos fatores decisivos de compra, já que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. “Estamos há mais de 30 anos propondo um estilo de vida mais equilibrado, além de conscientizar as pessoas de que alimentação saudável deve nutrir o corpo, a mente e a alma, através de sabores e novas descobertas”, diz a CEO da Flormel.

“O e-commerce será um dos focos em 2021 e, a longo prazo, seguiremos aprimorando essa frente de negócios com a parceria da b8one”, afirma Jéssica Peres, líder de E-commerce da Flormel, acrescentando que o canal ganhou um departamento exclusivo dentro da companhia.

Até então, a única experiência da Flormel com vendas online havia sido por meio de distribuidores que utilizavam ferramentas básicas. Para turbinar as operações, a b8one implementou o projeto Grossery to go, um acelerador de e-commerce com custo reduzido e tempo de implantação mínimo de sete dias na plataforma VTEX – unicórnio brasileiro e um dos maiores parceiros da startup. O Grossery to go ajudou outras dezenas de pequenas e médias empresas a ingressarem no mercado digital durante a pandemia.

Lançamentos em meio à pandemia

A Flormel seguiu lançando novos produtos no mercado durante a pandemia, como snacks salgados (linha Parô), snacks infantil (linha OOOBA), bombons veganos, bombons recheados, bombom cookies n´cream e brigadeiros. Esses dois últimos, inclusive, são os que têm registrado maior volume de vendas no e-commerce até hoje. Além dos chocolates já tradicionais, o creme de avelã teve aumento de procura, por serem opções para incremento de receitas caseiras em tempos de isolamento social, um mote bastante explorado pela empresa, de acordo com Jéssica Peres.

A Flormel segue investindo na loja virtual, acrescentando novas funcionalidades, com a participação da b8one. Graças a um estudo de performance e de experiência do usuário, realizado pelo laboratório de soluções, a Flormel conseguiu, por exemplo, aumentar a sua taxa de conversão em mais de 40% durante a última Black Friday. “Em geral, na Black Friday, os acessos aumentam, mas não necessariamente a taxa de conversão. No caso da Flormel, comparando setembro e outubro com novembro e dezembro, o aumento foi de 43%. Fizemos pequenas e rápidas mudanças no site que contribuíram para esse resultado, melhorando a experiência do usuário”, detalha Avelar.

Proximidade com o consumidor e com pequenos lojistas

Para a Flormel, a adoção do e-commerce também foi decisiva na construção de uma ponte com o consumidor final. “Não havia essa proximidade tão grande. Hoje, temos maior entendimento das necessidades e interesses do consumidor que compra online e ele nos guia sobre o que funciona melhor em termos de produtos e de usabilidade da plataforma”, ressalta a líder de E-commerce da Flormel.

Sobre a b8one

Entre as empresas de tecnologia que mais crescem no país, a b8one é um laboratório de soluções digitais especializado em e-commerce. Fundada em 2018, já realizou cerca de 500 projetos para mais de 100 clientes no Brasil e no exterior, entre eles grandes marcas do Varejo e da Indústria como Ambev, Brastemp, Cielo, Colgate, Decathlon, Saint-Gobain, Toyota, Vivo e Whirlpool. Reconhecida pelas entregas ágeis e de excelência, e experiência em projetos complexos, a b8one conquistou notoriedade internacional atuando em mais de 10 países (EUA, Canadá, Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, Inglaterra, Itália, Romênia, Austrália), além de ser uma das principais parceiras da VTEX – unicórnio brasileiro. Com uma equipe de mais de 60 pessoas, desenvolve soluções de softwares e cuida das operações de comércio eletrônico com uma visão estratégica, aperfeiçoando a experiência digital desde o front-end até a navegabilidade e o layout.

Sobre a Flormel

Fundada em 1987, na cidade de Franca (SP), a Flormel traz em seu DNA a proposta de uma alimentação prazerosa e consciente. Comercializada em todo o Brasil, hoje a marca conta com uma vasta linha de produtos, chocolates, doces, snacks, para atender às mais diferentes necessidades alimentares e estilos de vida, sempre aliando sabor e saudabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto