Logo
Imprimir esta página

A felicidade e a arquitetura no Brasil

Guilherme Takeda

Arquiteto e urbanista, idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade

Martin Haag

Curador, especialista em estratégias de negócios, inovação tecnológica, percepção do consumidor e criatividade.

As demandas contemporâneas de espaço vêm mudando rapidamente e de forma avassaladora nos últimos anos. Se para arquitetar espaços antes era preciso se ater apenas ao custo, prazo e à sustentabilidade da construção, agora, e cada vez mais, é preciso levar em consideração outros aspectos diretamente relacionados aos que vão habitá-los.

São aspectos que promovem o bem-estar, a satisfação emocional e a melhor experiência com aquele lugar e seu entorno. Aspectos que vão desde a funcionalidade e segurança do local, as cores utilizadas e o uso de iluminação natural, até o uso da biofilia (conexão com a natureza), a saudabilidade, a diversidade, entre outros. Esse movimento já acontece há algum tempo, em todo o mundo, ao qual damos o nome de Arquitetura da Felicidade.

Verdade é que a arquitetura afeta diretamente a vida das pessoas e a pandemia e as novas configurações de “normal” trazidas pelas recomendações de isolamento social acabaram por jogar luz a esse grande desafio posto aos profissionais de arquitetura: o de estarem preparados para tornar qualquer espaço um lugar não apenas bonito e funcional, mas também bom, saudável e, mais importante, feliz.

O conceito de felicidade é amplo. Há séculos, é considerada uma expressão relevante para a nossa vida, como indivíduos e como sociedade. A felicidade tem sido adotada como expressão de bem-estar, qualidade de vida, com efeitos notórios de justiça social e sustentabilidade ambiental.

E para levar adiante os benefícios da Arquitetura da Felicidade e multiplicar conhecimentos, trocar experiências e viabilizar a aplicabilidade desse grande movimento da arquitetura aqui no Brasil, nós criamos um movimento chamado Arquitetura da Felicidade.

Esse “hub” ou coletivo reúne especialistas de diversas áreas como arquitetura e urbanismo, design, sustentabilidade e saúde e bem-estar que dialogam de forma sistemática sobre soluções inovadoras e sustentáveis, tendências do urbanismo e das novas formas de habitar, além de desenvolverem projetos de interesse da sociedade.

Em menção ao Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março, lançamos com muito orgulho a 3ª edição do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade, que neste ano será realizado de 8 a 15 de novembro. Em 2020, o evento aconteceu de forma totalmente on-line, com a participação de mais de 50 palestrantes de 10 países, em oito dias de imersão no tema.

A edição de 2021 foi concebida como um processo de rede, um grande tema e de alta relevância para a sociedade atual para projetarmos novas soluções, provocar conexões imponderáveis, originais e contraintuitivas nos participantes. Acreditamos que se queremos fazer coisas diferentes, precisamos conectar de modos diferentes os conhecimentos, as tecnologias, os saberes, as demandas e as motivações. E já nessa linha, convocamos a participação de todos. Estamos abertos a contribuições, reflexões e também para fornecer mais informações a quem se interessar. Basta nos contatar pelo nosso site arquiteturadafelicidade.org.br ou em nosso perfil no Instagram, @congressoarquiteturafelicidade.

A humanidade é influenciada de forma significativa e decisiva pela arquitetura à sua volta. Por que não usá-la para influenciar o modo de ser de cada um de forma positiva para gerar felicidade?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto