Logo
Imprimir esta página

Extra abre inscrições para projeto que apoia mulheres negras e seus empreendimentos durante a pandemia

Por meio do Instituto GPA e, em parceria com a Fundação Tide Setubal, mais de 30 novos empreendimentos receberão aporte financeiro e formação técnica nas turmas de 2021

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada em 2020, as mulheres empreendedoras negras são o segmento mais afetado pela pandemia do novo coronavírus entre todos os grupos de empreendedores brasileiros. Elas têm maior dificuldade de se adaptar ao ambiente virtual e conseguir empréstimos bancários em razão do CPF negativado. Ainda de acordo com a pesquisa, 36% das empreendedoras negras seguem com as atividades interrompidas.

Por acreditar na importância e no potencial de transformação que esses empreendimentos e essas mulheres têm na vida de outras mulheres, em seus territórios, comunidades e em toda a sociedade, a rede Extra, por meio do Instituto GPA, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, selecionou em 2020 17 mulheres empreendedoras negras que se encontram em situação de vulnerabilidade social para apoiar seus negócios.

O apoio fez parte da primeira edição do projeto Empreendedoras Periféricas, que busca fortalecer iniciativas econômicas de mulheres negras por meio de aporte de recursos financeiros e formações e através da conexão dessas iniciativas em uma rede mais extensa de atores sociais, favorecendo a manutenção dos seus empreendimentos no cenário da Covid-19.

Uma das empreendedoras selecionadas na primeira edição do curso foi a Suelli Conceição, bióloga e CEO da YA OMI, empresa de fitocosméticos naturais que gera renda nas comunidades, divulgando e fortalecendo uso da flora local, promovendo a sustentabilidade, a sustentação cultural, social, econômica e ambiental. "Como dona de uma empresa de cosmética natural artesanal, uma microempreendedora, não teria forma alguma de sustentar nesse processo de pandemia sem o suporte oferecido pelo projeto para fazermos o capital de giro e conseguirmos atender o maior número de mulheres que fortalecem a iniciativa. Esse apoio é muito importante para conseguirmos manter as nossas atividades emergenciais, garantindo a nossa produção, e o fortalecimento da nossa cultura que é o fomento do auto cuidado", disse.

Para Hellen Caroline dos Santos Sousa, fundadora de um negócio da comunidade de Fazenda Coutos, na Bahia, que produz o EcoCiclo, um absorvente 100% biodegradável, o projeto é um fôlego em meio a um momento tão delicado. "Por conta desse recurso conseguimos colocar em prática grande parte do nosso planejamento que estava suspenso por conta do Covid-19", disse.

Nas turmas de 2020, o aporte, de até R﹩ 9 mil por negócio, a depender do número de mulheres impactadas pelos empreendimentos, foi feito durante três meses. Além disso, as empreendedoras receberam capacitações técnicas online sobre gestão de negócios, educação financeira, inteligência emocional e comunicação. Em 2021, o curso terá o mesmo formato, expandido para 4 meses e com aportes distribuídos nesse mesmo período. Estão previstas duas turmas para este ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

As empreendedoras interessadas em participar do processo de seleção da próxima turma devem preencher o formulário disponibilizado no site do Instituto GPA (https://institutogpa.org.br/projeto/empreendedoras-perifericas), entre os dias 17 e 24 de março.

Projeto Empreendedoras Periféricas:

Período de inscrição: de 17 a 24 de março

Link para inscrição: https://institutogpa.org.br/projeto/empreendedoras-perifericas/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto