Logo
Imprimir esta página

Biofilia: conheça o conceito que tem impactado projetos arquitetônicos

Tendência é levar a natureza para dentro de casa - Divulgação/GrupoNoster Tendência é levar a natureza para dentro de casa - Divulgação/GrupoNoster

Biofilia tem sido inspiração para harmonizar construção, bem viver e saúde emocional das pessoas

Integrar construção e natureza em projetos arquitetônicos se tornou quesito de desejo, tanto para o público que procura um novo lar, quanto para empresas em espaços comerciais. Isso ocorre porque o bem viver é muito mais complexo do que se espera e está diretamente ligado à questão territorial que envolve não só criações humanas, mas a harmonia com aspectos da natureza como madeira, água, vegetação e luz natural, responsáveis por impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas.

O conceito de biofilia, criado em 1985 pelo biólogo Edward Osborne Wilson, aponta para a predisposição de nos sentirmos atraídos pela natureza e seres vivos e, também, como a urbanização nos distanciou dessa experiência. O termo grego significa: amor pela vida e, é neste contexto que os profissionais da área da construção civil têm explorado as vantagens da arquitetura biofílica.

“Quando falamos em arquitetura biofílica o objetivo é possibilitar que as pessoas se sintam mais calmas, dispostas e relaxadas no ambiente em que estão inseridas. É um conceito que envolve psicologia, saúde e construção. Portanto, trazer a natureza para as fachadas dos edifícios e dentro desses espaços significa contribuir com a melhora do bem-estar”, revela Adriana Macedo Perin, diretora da Víncere Incorporadora.

Um dos primeiros empreendimentos que trouxeram o conceito a Curitiba foi o Serra Juvevê, lançamento da Víncere Incorporadora, inspirado na serra do mar. “A essência do projeto foi introduzir uma vegetação exuberante e ter grandes entradas de iluminação natural para fazer um contraponto com a modernidade proposta pela arquitetura. Além disso, resgatamos componentes rústicos e harmonizamos com cores e texturas para estabelecer uma conexão direta com a natureza. A ideia das floreiras nas fachadas surgiu através da nossa grande inspiração, a Mata Atlântica”, diz o paisagista Felipe Reichmann, um dos autores responsáveis pelo projeto.

Além da ligação direta com a proposta acolhedora e ligada à natureza, o empreendimento traz o conceito de residências panorâmicas, terraços ajardinados para explorar o clima da serra e a vista privilegiada. “O conceito de biofilia é crescente e importante para o momento em que vivemos. É uma tendência que veio para ficar e contribui não só na vida de quem o escolhe, como também para o cenário urbano que está ao redor”, finaliza Adriana.

Sobre a Incorporadora Víncere

Desde 1978, a Víncere atua no mercado curitibano, construindo e incorporando empreendimentos que se destacam na capital. Não é à toa que suas obras são reconhecidas facilmente por quem mora na cidade e lembradas por quem visita. Especializada em edifícios residenciais e comerciais, a Víncere reúne em seu portfólio empreendimentos que aliam localização privilegiada, plantas bem resolvidas e otimização de espaços em projetos eficientes e inovadores. Esse posicionamento de vanguarda e, ao mesmo tempo, inovador na forma de construir é um valor do Grupo Noster, da qual a incorporadora faz parte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto