Logo
Imprimir esta página

Como os lojistas podem se preparar para a Páscoa

Com as restrições de lojas físicas e as mudanças no e-commerce, o coelhinho da Páscoa pode trazer bons resultados para os empreendedores

No comércio, a Páscoa é a conhecida pela possibilidade de consumir ovos, bombons, chocolates e outros doces, mas, aqueles que não são deste segmento também podem se beneficiar já que a data está relacionada a diversos nichos do varejo.

"Toda data sazonal é uma ótima oportunidade para alavancar vendas se você souber aproveitar a ocasião. E o mais bacana é que temos observado que demais segmentos, como fitness e produtos para restrição alimentar, podem se beneficiar também, isso porque vivemos uma mudança de comportamento sobre como melhorar nossa alimentação e manter o equilíbrio, além de precisar incluir todas as necessidades na hora de definir o seu público", conta Thiago Mazeto, diretor comercial e marketing da Tray, uma das mais completas plataformas de e-commerce e unidade de negócio do Grupo Locaweb.

Com as restrições de lojas físicas, causadas pela pandemia de coronavírus, a dica é cuidar do e-commerce para gerar vendas e manter o fluxo de caixa dentro do esperado pelo empreendedor. "Assim, aproveitar o período de praé-Páscoa e marcar presença dentro da loja virtual, é fundamental. A parte visual precisa ser pensada para isso: layout, banner com produtos e destaques de promoções… É importante mostrar ao consumidor que a loja está oferecendo produtos específicos com preço competitivo e frete grátis", explica Mazeto.

Para obter sucesso com a data, o empreendedor deve se atentar a tudo que ele vai oferecer para seus clientes. Para isso é importante que ele esteja alinhado com:

• Produtos: O mix de produtos pode mudar para oferecer aqueles que têm mais ligação com a data;

• Marketing: As ações e promoções específicas para esta data precisarão ser criadas com antecedência e estipulado tempo que ficarão no ar;

• Tráfego do site: Com ações de marketing no ar, a previsão é de aumento no tráfego do site. O seu site suporta todos acessos?

• Estoque: Com a alteração do mix de produtos e a meta de aumento do tráfego, consequentemente, o estoque deve ser revisado e adaptado para que você tenha produtos suficientes para entregar aos clientes

• Frete: Com a meta de aumento das vendas para a data, é interessante conversar com o parceiro logístico para garantir que todos os produtos cheguem no prazo previsto.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, é importante planejar-se com antecedência. Caso contrário, corre-se o risco de não conseguir concretizar algumas ações, ficar sobrecarregado na data, oferecer um atendimento de qualidade inferior, entre outras situações. E com a grande concorrência no mercado - o que aumenta as opções de escolha ao consumidor - garantir a fidelização de clientes para futuras compras é um desafio enfrentado por diversas empresas.

"Apesar da dificuldade, vale a pena investir em ações que levem os consumidores a fazer recompras constantes. Para isso é necessário que o empreendedor conheça seu cliente, tenha programas de fidelização, facilite as formas de pagamento, incentive o engajamento, tenha uma ótima comunicação e atendimento e evite falhas básicas", finaliza o diretor da Tray.

Dica extra: opinião do consumidor!

Um erro comum é não dar atenção às reclamações postadas na internet, achando que isso não afetará no lucro, por ser a realidade de poucos consumidores. Outra falha é dificultar a troca após a compra. É essencial ter no site um chatbot ou chat online para atender aos clientes que precisam da logística reversa, já que receber um produto em casa e perceber que ele não era como o imaginado costuma dar uma sensação de frustração. Assim, complicar o contato faz com que esse sentimento se intensifique e o empreendedor, possivelmente, perca o cliente.

Sobre a Tray

Com 17 anos de história, a Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto