Logo
Imprimir esta página

Empresas e seus resíduos: eureciclo lança Guia Legal para facilitar compreensão de aspectos jurídicos da logística reversa

O documento gratuito tem como objetivo tirar dúvidas e esclarecer pontos importantes da legislação sobre a destinação correta de resíduos para pequenas, médias e grandes empresas

Aos poucos percebemos que o termo "jogar fora" não existe, pois tudo o que colocamos no lixo segue no planeta, mesmo longe do nosso convívio, causando inúmeros danos ao meio ambiente. A legislação brasileira tem avançado para trazer melhorias e diminuir o impacto que as nossas atividades causam na natureza. Com o objetivo de facilitar a compreensão de empresas sobre o tema, a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, lança hoje o Guia Legal. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente aqui.

O documento traz informações sobre as obrigações legais das empresas e as diferenças regionais das legislações, as possíveis maneiras de cumprir as exigências, as vantagens para os negócios e muito mais.

PNRS: o que é e como funciona

Antes de qualquer coisa, precisamos entender a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que foi criada em 2010, trazendo metas e objetivos para o gerenciamento correto de resíduos no país. Ela determina as diretrizes para o cumprimento das obrigações e responsabilidades de destinação e logística reversa de resíduos sólidos.

Os instrumentos normativos que regulamentam a implementação de sistemas de logística reversa para o cumprimento da PNRS variam de estado para estado, e, por isso, muitas dúvidas surgem para quem precisa adequar o seu negócio. "Nosso papel vai além do auxílio às organizações como certificadora de Logística Reversa (LR). Nosso objetivo é, também, orientar e caminhar com as empresas parceiras, para que elas entendam exatamente o que é exigido e como podem se adequar ou até irem além, ultrapassando as metas", explica Jessica Doumit, diretora de Relações Institucionais & Jurídico da eureciclo. "Por isso desenvolvemos o Guia Legal, um documento gratuito para explicar com clareza todas as questões envolvidas", completa.

Diretrizes e metas regionais

Por meio dos Acordos Setoriais e Termos de Compromisso, entre outros instrumentos normativos, como Resoluções e Leis Estaduais, cada região define suas regras. No Estado de São Paulo, por exemplo, as empresas que descumprirem as decisões de Diretoria dos órgãos ambientais, perdem o licenciamento ambiental. O Guia traz em detalhes como estão encaminhadas as diretrizes regionais estabelecidas no RJ, SP, MA, MS, AM e MT.

Vale destacar que em todo o país, desde 2015, fabricantes, distribuidoras, importadoras e comerciantes devem garantir que pelo menos 22% dos resíduos que colocam no mercado serão reciclados, meta definida pelo Acordo Setorial de Embalagens (empresas que não o assinaram devem cumprir a meta em razão da publicação do Decreto Federal nº 9.177/2017, chamado de Decreto da Isonomia, que determina que todas elas, em âmbito Nacional, cumpram as suas obrigações de logística reversa, independente do seu tamanho, se pequena, média ou grande geradora). Isso quer dizer que, se sua empresa usa embalagens, ela é uma das responsáveis pelo ciclo de vida desses resíduos e, por isso, deve estruturar e implementar um sistema de LR para garantir a reciclagem e o retorno dos materiais à cadeia produtiva.

Estruturação de sistemas de Logística Reversa

O Guia Legal, que pode ser baixado gratuitamente aqui , explica em detalhes os três mecanismos que podem ser usados para cumprir com a Logística Reversa, apontando suas vantagens e desvantagens: PEV (Ponto de Entrega Voluntária); pontos de coleta, instalados em locais públicos; Compensação Ambiental, um mecanismo de Logística Reversa indireta, por compensação; e Doação de equipamentos, consultorias e treinamentos para cooperativas, como forma de fomentar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.

Alguns estados e municípios exigem que as empresas comprovem a aplicação das práticas de Logística Reversa das embalagens pós-consumo e a compensação ambiental é uma alternativa que facilita o processo, já que garante a reciclagem de uma quantidade de embalagens equivalente, mas não exatamente a mesma. "O modelo simplifica o processo, porque é muito difícil controlar o descarte das embalagens após o consumo. A partir do cálculo de quanto plástico, vidro, papel ou metal foi comercializado, promovemos a reciclagem de uma massa proporcional. Com a nossa tecnologia, as empresas não precisam construir programas inteiros de recolhimento e reciclagem", explica Doumit.

Motivos para incentivar a reciclagem ultrapassam a legislação

As leis estão evoluindo e cobrando ações efetivas, mas há outros dois pontos importantes nessa discussão: o interesse pela saúde do nosso planeta, que deve ser de todos, e a evolução do consumo consciente, que traz para as marcas a necessidade de atender um público mais exigente.

Se há alguns anos o assunto era uma exceção, hoje ele é protagonista. O consumidor está realmente preocupado com o impacto ambiental do produto que vai escolher. Em novembro de 2020 o Instituto FBS realizou um estudo encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que mostra que 98% dos brasileiros se dizem preocupados com o meio ambiente. Uma outra pesquisa da Confederação diz que 1 a cada 3 brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos fabricados de maneira ambientalmente correta e que mais de 60% dos brasileiros já boicotaram marcas por desrespeito a animais, direitos trabalhistas, discriminação de grupos, crimes ambientais ou posicionamentos políticos.

Os dados trazem à tona não apenas a obrigação, mas a necessidade de que as empresas estejam engajadas e agindo efetivamente para diminuir os seus impactos negativos, com ações focadas em questões socioambientais. E a discussão apenas começou.

Sobre a eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove e efetiva a estruturação do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto