Logo
Imprimir esta página

BP Bunge Bioenergia amplia em 185% áreas com fertirrigação localizada com vinhaça

Aproveitamento do subproduto do processamento da cana-de-açúcar passou a beneficiar cerca de 80 mil hectares em 2020

Para aproveitar ao máximo e da melhor maneira todos os subprodutos gerados no processamento da cana-de-açúcar, e visando uma operação cada vez mais limpa e sustentável, a BP Bunge Bioenergia ampliou de 27,5 mil hectares para 78,4 mil hectares a área beneficiada pela fertirrigação localizada com vinhaça, um avanço de 185% entre 2019 e 2020.

Rica em nutrientes, com destaque para o potássio, a vinhaça é aproveitada na cultura da cana-de-açúcar permitindo a adubação orgânica das plantas, o que reduz ou até elimina a necessidade do uso de adubos químicos na lavoura. Além disso, seu uso permite o reaproveitamento da água que está em sua composição na irrigação das plantações, especialmente no período inicial de seu crescimento.

"Para obter esse resultado tão expressivo, de aumento de quase 200% de área atendida pela fertirrigação localizada com vinhaça, algo de destaque em todo o setor sucroenergético, a BP Bunge realizou investimentos significativos na sua estrutura de transporte da vinhaça entre as usinas e as lavouras. Também foi necessário investir em equipamentos e na gestão planejada da aplicação localizada", explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

A companhia tem o objetivo de reduzir por completo a dependência da adubação mineral de suas lavouras de cana-de-açúcar, adotando a adubação orgânica por vinhaça. Atualmente, três das 11 unidades da empresa estão próximas de atingir 100% de suas áreas próprias adubadas com o uso da vinhaça localizada. Mas a técnica é empregada em outras seis unidades da BP Bunge Bioenergia.

A empresa inclusive aprimorou o software usado para essa operação utilizando a tecnologia embarcada nas máquinas, como o GPS e piloto automático, que garantem maior controle e qualidade, por meio de uma aplicação mais assertiva nas dosagens para a correta nutrição do canavial.

Apenas duas unidades da companhia não utilizam vinhaça localizada, pois se dedicam à produção de etanol e, por isso, a vinhaça produzida tem uma concentração menor de potássio inviabilizando seu transporte para aplicação in natura. Nessas unidades, 100% da vinhaça é destinada para o sistema de fertirrigação convencional via aspersão, diluída em água.

Entre as vantagens geradas pela fertirrigação com vinhaça estão o ganho ambiental, pelo aproveitamento total de um subproduto do processamento da cana e pela substituição do uso de outros fertilizantes, o que acarreta ganhos econômicos, uma vez que dispensa ou reduz gastos com adubos químicos. Além disso, traz ganhos em produtividade já que a adubação orgânica líquida e localizada possui maior eficiência em relação aos produtos químicos, incrementando assim o TCH (tonelada de cana por hectare) nas áreas beneficiadas e impulsionando o crescimento mais rápido do canavial. Outro ganho está relacionado ao RenovaBio, com um aumento na geração de CBios (papéis previstos na Política Nacional para os Biocombustíveis, que preveem a captura de uma tonelada de CO² da atmosfera a cada unidade) devido ao uso da vinhaça, pois os cálculos levam em conta os menores impactos ambientais.

Além da fertirrigação localizada, a vinhaça é também aproveitada em unidades da BP Bunge Bioenergia diluída em água, em aplicações por aspersão. No total, 71 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar da companhia são beneficiados por esse processo. Ao final, entre fertirrigação localizada e aplicações de vinhaça por aspersão, cerca de 150 mil hectares são tratados e beneficiados com o subproduto nas lavouras próprias da empresa.

Sobre a BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e da Bunge, está entre as líderes do mercado nacional de biocombustíveis, açúcar e energia elétrica gerada a partir de biomassa. Presentes nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, a segunda maior do País. A empresa ainda é responsável pela gestão de 450 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar. Com cerca de 9 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada em ser referência mundial na produção de energia sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto