Logo
Imprimir esta página

Cooperativismo feminino: mulheres celebram mês de março com aumento de participação no setor

De acordo com dados do Sistema OCB, Brasil conta com mais de 5 milhões de cooperadas

Sara Jacobi, produtora de suínos e cooperada da Frísia, no Paraná, começou sua caminhada no setor em 2016. “Eu entrei nesse ramo há cinco anos e foi por sucessão familiar. Na época, meu pai estava reformando e ampliando os barracões e, por isso, eu aceitei o desafio de trabalhar nessa área”, conta. Ela é uma das 5.256.000 cooperadas no país e contribui para a produção da Alegra, indústria de derivados da carne suína localizada em Castro.

Para Sara, a palavra que resume o dia a dia no setor é superação. “Os desafios não são poucos e, para seguir em frente, é preciso manter o foco e realmente gostar de trabalhar com isso. Nem sempre os resultados são imediatos, mas com persistência e acompanhando tudo de perto, torna-se uma atividade prazerosa”, explica. Como cooperada da Frísia, Sara faz parte do projeto de intercooperação da Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal e que representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria.

Indústria

Além das cooperadas, o setor também conta com colaboradoras que fazem parte do dia a dia das indústrias, responsáveis por transformar o material que vem da produção dos cooperados em produtos para o mercado. Para a supervisora do laboratório da Fundação ABC, instalado na indústria de trigo da Unium, Viviane Kochinski, atingir o cargo que ocupa atualmente é uma vitória. “Tenho como conquista chegar onde cheguei com comprometimento e seriedade. Toda mulher busca seu espaço e sabemos que nem todo ambiente proporciona isso, infelizmente. Mas no ambiente de trabalho em que atuo, jamais senti distinção, pelo contrário, sinto valorização”, ressalta.

Já para a coordenadora administrativa da Unidade de Beneficiamento de Leite de Ponta Grossa, Kathiane Keroline Dias, o segredo para que mulheres cheguem mais longe é a descoberta do potencial de cada uma. “Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força. Hoje, um dos principais desafios da sociedade é a empatia, pois temos que entender que cada pessoa possui dificuldades e problemas diferentes, e nós devemos nos colocar no lugar delas para ajudar e colaborar da melhor forma possível para a descoberta do potencial de cada uma”, explica.

Valores do cooperativismo

Para as mulheres e, principalmente, aquelas ligadas ao setor cooperativista, março é um mês especial. Além da celebração do Dia Internacional da Mulher, que traz à tona a luta por igualdade, também é comemorado o Dia da Integração Cooperativista.

A data celebra valores do cooperativismo que reforçam o papel do modelo que promove o desenvolvimento sustentável da comunidade. As cooperativas se destacam por serem geridas de forma democrática e participativa, de acordo com o que pretendem seus associados, e assim criando um ambiente colaborativo e plural, que abre espaço para a participação de todos.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.

Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto