Logo
Imprimir esta página

3 lições de Reality Shows que podem ser aplicadas no mundo dos negócios

Para especialistas, o programa pode trazer diversos ensinamentos para a vida real e mesmo se você não acompanha, vale se inspirar.

Embora a maior parte dos internautas brasileiros acompanhem o programa BBB 21, entre empreendedores, esse cenário é bem diferente. De acordo com pesquisa realizada no perfil @ORealEmpreendedor, com mais de 310 mil seguidores, apenas 30% dos internautas seguidores - grande maioria, empreendedores - acompanham o reality.

Seja qual for a sua opinião, vale lembrar que o formato do programa é um jogo e que existem diversas informações de utilidade pública, além de ensinamentos que podem ser aplicados na vida real. Em atrações como o BBB, os participantes aprendem a lidar com conflitos, estresse, dificuldades, diferenças, liderança, microgerenciamento, entre outros. Para o mundo dos negócios, estar por dentro do programa pode trazer inúmeras vantagens e aprendizados também.

"Não é preciso ser fã, nem estar por dentro de tudo. Mas realitys ficam entre os assuntos mais falados do momento e aproveitar isso para aprender e se inspirar pode ser uma importante lição. Como empreendedor, posso dizer que é possível estar atento a várias lições de marketing e negócios que podemos acompanhar no BBB", comenta o influenciador Frederico Flores, dono do perfil "O Real Empreendedor".

O especialista analisou 3 lições do jogo que podem ser aplicadas no mundo dos negócios, confira:

Tenha um planejamento - no jogo e nos negócios

Apesar de muitas ações fixas, como a prova do líder na quinta-feira e a decisão do paredão na terça, muito do programa se baseia na espontaneidade dos jogadores e na imprevisibilidade das reações do público. Pela primeira vez na história, um participante usou tão bem o planejamento da sua participação. Manu Gavassi é influenciadora e participou da edição do programa de 2020. Como estratégia de marketing, planejou as suas postagens nas mídias sociais por 93 dias - o tempo de duração total do desafio. A estratégia deu tão certo, que a página da Manu bateu o recorde de novos seguidores no Instagram e, ao longo do programa, ultrapassou a marca de 10 milhões de seguidores.

"Mesmo que seu negócio seja físico, estar em múltiplos canais de forma estratégica é um importante caminho para crescer. Essa conectividade com o seu cliente, seu público, tem que fazer parte da rotina do empreendedor, tanto quanto na rotina do influenciador. Além disso, criar campanhas, sorteios com marcas parceiras, também devem ser ações planejadas para obter um resultado de sucesso", comenta Fred.

Seja líder - para inspirar e empreender

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. No programa a figura do líder não aparece somente na hora da indicação ao paredão. Os líderes do programa vão conduzindo a estratégia dos participantes ao seu redor e conquistando a empatia do público. No empreendedorismo, acontece algo semelhante: um bom líder sabe conquistar o respeito da equipe, fazendo com que a performance do time todo seja alta. "Todo bom empreendedor sabe que consegue alcançar resultados muito melhores quando tem um time motivado jogando junto", complementa Frederico.

Tenha resiliência para vencer - e vender!

Resilientes são as pessoas capazes de passar e vencer as dificuldades, por mais estressantes e traumáticas que sejam, se mantendo motivadas e focadas ao mesmo tempo. No mundo do empreendedorismo, a resiliência é tão fundamental quanto no jogo. "No BBB isso ocorre o tempo todo por causa das provas de resistência e dos relacionamentos entre os participantes. Nos negócios, os desafios são grandes e o empreendedor precisa estar preparado. Isso é ainda mais importante para quem está iniciando. Geralmente, no início de qualquer empreendimento as dificuldades são muitas, pois o negócio ainda não chegou num nível estável que forneça um certo fôlego para o empreendedor continuar trabalhando com tranquilidade. Empreender não é simplesmente fazer o trabalho e ir para casa descansar tranquilo como se fosse num emprego. É respirar e viver isso 24 horas por dia sem desistir, assim como no BBB", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto