Logo
Imprimir esta página

Espetáculo Meu Mundo É Aborda o Universo da Velhice

Inspirado em visitas presenciais e virtuais realizadas, durante quatro anos, em asilos do Rio de Janeiro, o espetáculo “Meu Mundo É” acontece de 13 a 28 de março no formato online pelo Youtube. A peça baseia sua dramaturgia na experiência do convívio de palhaços especializados no trabalho com idosos residentes de instituições de longa permanência. A vivência foi registrada nos relatórios produzidos semanalmente pelo projeto O Presente Encontro. Serão três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março, sempre às 19h. A montagem contará também com uma versão acessível com recursos de legendas e de áudio-descrição. Para assistir basta acessar o link (https://cutt.ly/9kUMiyN) nos dias e horário.

“Meu Mundo É” vai abordar temas pertinentes à velhice, tais como: a solidão, a sexualidade, a demência, a morte, a infantilização do idoso; a desvalorização dos saberes e experiências acumulados por eles; a perda de autonomia e as limitações físicas; o envelhecimento saudável e os princípios da longevidade; entre outros. A Montagem, que acontece inspirada nas visitas no período de 2016 a 2020, reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

O projeto foi selecionado pelo prêmio “Projetos de Fomento à todas as Artes”, através dos recursos e fundamentado na Lei Emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O PROJETO

O Presente Encontro é um projeto de visitas continuadas realizadas por palhaços - especializados no trabalho com idosos - em asilos do Rio de Janeiro, levando, através da palhaçaria, atenção, conexão e empatia para um público, por vezes debilitado física e cognitivamente e muitos, em estado de depressão. Um trabalho calcado no lúdico e ancorado pelos seus resultados práticos e que desde a pandemia sofreu mudanças, sem perder o foco.

Hoje, o grupo realiza visitas “virtuais”. Para não interromper o trabalho que vinha sendo realizado com sucesso nos asilos, o projeto ganhou “Novas Presenças” e foi criada a ação Ó, O CORREIO! Um ator vestido de carteiro devidamente paramentado com máscara descartável, face shield, spray de álcool 70, figurino higienizado chega à instituição levando um tablet como correspondência e faz uma chamada de vídeo para o idoso. Do outro lado da linha, uma palhaça ou um palhaço fazem a conexão e estão preparados para jogos relacionais que buscam trabalhar o riso, a leveza, a presença, as memórias, o prazer. O resultado dos encontros onlines está surpreendendo a equipe, que constata um retorno positivo dos internos.

SERVIÇO:

O PRESENTE ENCONTRO - ESPETÁCULO MEU MUNDO É

A montagem acontece inspirada nas visitas presenciais e virtuais realizadas em asilos de 2016 a 2020. O espetáculo baseia sua dramaturgia na experiência do convívio com os idosos registrados nos relatórios produzidos semanalmente pelos palhaços do projeto. Reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual. A temporada online será de três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março de 2021. A montagem, aberta ao público, acontece às 19h no canal do youtube do O Presente Encontro (https://cutt.ly/9kUMiyN)

Ficha Técnica: Martha Paiva (Coordenadora, atriz e palhaça); Gabriel Sant´Anna (Ator e palhaço); Sergio Kauffmann (Direção); Thiago Monte (Iluminação); Alice Cruz (Figurino e adereço) e Carlos Marra (Produção).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto