Logo
Imprimir esta página

Bioesponja descontamina oceanos e rios

O produto, 100% sustentável, além de absorver os rejeitos de petróleo, permite a sua reutilização.

Bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), José Yago Rodrigues Silva, químico doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu uma esponja biodegradável e reutilizável. A bioesponja, como foi chamada, é 100% sustentável e produzida a partir do alginato, um composto orgânico presente nas algas marinhas que é capaz de absorver rejeitos de petróleo em oceanos e rios. Quais os objetivos da sua pesquisa?

A minha pesquisa teve como objetivo desenvolver uma bioesponja capaz de ser sintetizada em escala industrial para a descontaminação de águas poluídas com rejeitos orgânicos, sendo o petróleo o principal deles. Além disso procurei criar um produto que pudesse reutilizar os contaminantes extraídos das águas.

Qual a importância da sua pesquisa para o Brasil? E para o mundo?

O Brasil é um dos países com mais água potável no mundo e ainda se encontra em desenvolvimento. Logo, acidentes ambientais envolvendo contaminação de água são inevitáveis. O nosso produto é muito importante por ser capaz de reduzir e remediar os danos ambientais causados na água. Além disso, a bioesponja é de um produto de baixo custo e biodegradável.

O mundo exige a cada instante o cuidado com o meio ambiente. O Brasil é um dos grandes cenários que se encontram sob constante observação e fiscalização pela comunidade internacional devido às suas riquezas naturais. O desenvolvimento e a aplicação desse produto contribuiria para a formação de uma imagem positiva de desenvolvimento e preocupação com o meio ambiente. A ArqueaTec, startup de soluções biotecnológicas e sustentáveis voltada para a descontaminação e remediação de águas, que produz a bioesponja, segue as exigências globais e oferece um produto eficiente e biodegradável, apropriado para a descontaminação de água. Isso valoriza economicamente o produto e é essencial para a sociedade.

Como a sua pesquisa beneficia a sociedade?

Acidentes envolvendo a contaminação de águas são cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo como resultado negativo ocasionado pelo crescimento industrial. Em 2019 tivemos um dos maiores acidentes ambientais quando toneladas de petróleo apareceram na costa brasileira. Isso atingiu diretamente a economia local. Neste acidente fomos capazes de identificar a necessidade de desenvolver tecnologias capazes de enfrentar eventos catastróficos de forma a extinguir ou diminuir os impactos à saúde, ao meio-ambiente e econômicos para a sociedade.

O que ela traz de novidade diferente do que já existe na literatura?

A bioesponja apresenta uma fabricação simples, facilitando sua produção em escala industrial. É produzida com materiais biodegradáveis, baratos e de rápida e fácil remoção dos contaminantes propostos. Um fator positivo é a reutilização das bioesponjas e a capacidade de separação e recuperação dos contaminantes estudados. Sua aplicação em acidentes ambientais promove uma solução eficiente e de baixo custo, minimizando os impactos ambientais.

Quais foram os resultados?

A esponja mostrou uma eficiência de remoção acima de 99% para o óleo de motor usado e s e i sno. Além disso, o material pode ser reutilizado por mais de 10 vezes, perdendo apenas 20% da sua capacidade inicial. Como os resultados iniciais foram positivos, a bioesponja teve sua patente de registro depositada e ainda motivou a criação da ArqueaTec.

Qual a importância da CAPES no projeto?

A CAPES entra como um órgão essencial no desenvolvimento e formação dos recursos humanos e financeiros para a manutenção de equipamentos essenciais à criação dos materiais.ão (MEC).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto