Logo
Imprimir esta página

EDP entrega usina solar para a NGK

Empreendimento é o maior sistema fotovoltaico da região do Alto Tietê. Previsão é gerar 1.821 MWh, evitando a emissão de 104 toneladas de CO2 no ano

A EDP, multinacional que atua em todos os segmentos do setor elétrico, por meio da EDP Smart, divisão que reúne todo o portfólio de soluções em energia da Companhia, entregou sua segunda usina de energia solar construída para a NGK do Brasil, companhia que opera nos segmentos automotivo e de revestimentos porcelanizados. Localizada em Mogi das Cruzes (SP), a nova planta abastecerá a fábrica da NGK com 1.821 MWh de energia ao ano, o suficiente para abastecer 758 residências com consumo médio anual de 2.400 kWh.

O empreendimento conta com 3 mil módulos de 420Wp e nove inversores, que utilizam dois hectares do terreno da fábrica. Para aproveitar ao máximo a área disponível, a EDP desenvolveu uma solução que dividiu a instalação das placas solares entre telhado e solo, com a energia gerada sendo injetada na própria planta industrial. O projeto foi realizado em menos de três meses, desde a mobilização até a energização da planta.

A nova usina solar vai render uma economia de 7% no consumo de energia da empresa, além de benefícios ao meio ambiente, possibilitando à NGK deixar de emitir o equivalente a 104 toneladas de gás carbônico, o que corresponde ao plantio de 645 árvores por ano. Em novembro de 2019, a EDP já havia entregue um projeto-piloto para a NGK com potência instalada de 36,7kWp, com 102 módulos de 360Wp.

“Este projeto reflete o empenho da EDP em fornecer soluções sob medida para seus clientes, já que o empreendimento foi dividido entre duas áreas do terreno da NGK, além de garantir economia e mais sustentabilidade à operação da empresa”, afirma Carlos Andrade, VP de Estratégia e Novos Negócios da EDP.

“A NGK estabelece Política, Objetivos e Metas Ambientais baseados em uma visão global chamada “ECO VISION”, que visa a construção de uma sociedade sustentável, com a utilização de tecnologia exclusiva para desenvolver e oferecer produtos ecologicamente corretos. Este projeto vai ao encontro das metas de redução dos efeitos nas mudanças climáticas, e redução das emissões de gás carbônico e, assim prevenir o aquecimento global” destacou Nivaldo Yano, chefe do Departamento de Meio Ambiente da NGK do Brasil.

Foco em energia solar

De acordo com a Absolar, em 2020, o Brasil ultrapassou a marca de 7 gigawatts (GW) de potência instalada na fonte solar fotovoltaica, sendo quase 3 GW em geração centralizada e pouco mais de 4 GW na geração distribuída. Desde 2012, já foram investidos mais de R$ 35,4 bilhões no setor, que gerou 210 mil novos empregos e arrecadação de R$ 10,4 bilhões em tributos. A utilização da fonte energética evitou a emissão de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.

Atenta a isso, a EDP possui uma unidade dedicada à implementação de empreendimentos solares de autoprodução e geração distribuída, que atua na construção, operação e manutenção dos sistemas. A Companhia encerrou 2020 com 65,3 MWp de energia solar em seu portfólio – 34,5 MWp em projetos já entregues a clientes como Banco do Brasil, TIM, Claro, e Johnson & Johnson, e 30,8 MWp em projetos em desenvolvimento. Em dezembro, a Companhia assinou um acordo de investimento na Blue Sol Participações S.A., com o objetivo de adquirir participação de até 40% na empresa, que opera no segmento de geração solar fotovoltaica B2C, com um modelo que inclui soluções completas desde a concepção do projeto, fornecimento de equipamentos, instalação e trâmites documentais para viabilizar a conexão com a concessionária de energia local. A Blue Sol conta com uma rede de 34 franquias distribuídas por 16 estados. Com a concretização do negócio, a EDP busca obter maior capilaridade de vendas no segmento de energia solar B2C.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto