Logo
Imprimir esta página

Fundação Iochpe anuncia parceria com iniciativa Um Milhão de Oportunidades

Programa busca oferecer milhares de oportunidades a jovens de baixa renda

Jovens de todo o Brasil podem contar com mais uma iniciativa importante para iniciar a vida profissional: “Um Milhão de Oportunidades” tem como meta gerar oportunidades em quatro pilares principais: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.

Lançada por empresas, sociedade civil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), a iniciativa tem como objetivo auxiliar jovens de 14 a 24 anos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, a encontrarem oportunidades de formação e emprego, alcançando um milhão de oportunidades nas suas plataformas digitais (site e aplicativo).

No Brasil, um em cada quatro adolescentes e jovens não estuda nem trabalha. O ensino médio é a etapa com maiores índices de evasão escolar. Em 2018, mais de 458 mil adolescentes deixaram a escola.

“Com a pandemia da Covid-19, esses números podem aumentar ainda mais. É essencial investir, agora, nos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, criando oportunidades para que se mantenham aprendendo e consigam ingressar no mundo de trabalho. Só assim será possível quebrar o ciclo de pobreza que afeta tantas famílias”, explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

“A evasão escolar custa ao país R$ 214 bilhões ao ano. Só no ano passado, 1,5 milhão de crianças e adolescentes ficaram de fora da escola. Outros 6,5 milhões estão com um ou dois anos de atraso na escola. Em 2018, 460 mil adolescentes abandonaram os estudos no ensino fundamental. Esta taxa de abandono duplica e até triplica em relação aos negros, indígenas e crianças com deficiência”, alerta Ítalo Dutra, chefe de Área de Educação do UNICEF no Brasil. “Os adolescentes que não se formaram na educação básica ganham em média 20% a 25% dos salários de quem se formou. Cada adolescente deixa de receber ao ano R$ 160 mil por falta de conclusão no ensino básico. Isto é muito para este grupo que representa 23% da população brasileira”, complementa.

A Fundação Iochpe tornou-se parceira da iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance do Programa Formare, que oferece cursos profissionalizantes a jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio do site https://1mio.com.br/ , os jovens terão acesso a todos os processos seletivos abertos para participar do Formare nas 46 empresas parceiras do Programa. “O Formare oferece ao jovem uma formação profissional gratuita que o prepara para trilhar carreira em diversas áreas, além de desenvolver soft skills importantes para o mercado. Em parceria com empresas no Brasil e México, conseguimos atingir a marca de mais de 80% dos nossos ex-alunos inseridos no mercado de trabalho após o Programa”, relata Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe. Segundo Anjos, a parceria com a iniciativa possibilita atrair jovens que ainda não conhecem o Formare e buscam uma oportunidade para se profissionalizar.

Pensando em inovar a sua atuação, a Fundação lançará novos programas para levar a formação profissional a ainda mais jovens por meio da internet. As iniciativas, que estão em desenvolvimento, visam a ofertar oportunidades de formação, sobretudo para jovens que não estudam e nem trabalham, que hoje somam 6,6 milhões no Brasil, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

Sobre o Formare: o Programa Formare é referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Mantido pela Fundação Iochpe em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda, residentes no entorno das empresas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 23 mil jovens, dos quais 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Números Formare:

Unidades: 63 | Empresas parceiras: 46 | Alunos em formação: 1050 | Educadores voluntários atuando: 2.400 | Cobertura nacional: 48 municípios em 12 Estados do Brasil | Duas unidades no México.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto