Logo
Imprimir esta página

Eficiência energética é atividade essencial para indústrias

Fábrica da BASF em Guaratinguetá Fábrica da BASF em Guaratinguetá

A BASF, indústria química global e líder em inovação e sustentabilidade, comemora o Dia Mundial da Eficiência Energética com resultados exponenciais alcançados na América do Sul, desde o lançamento do Programa Triple E - iniciativa lançada em dezembro de 2015 que tem por principal objetivo melhorar os indicadores de gerenciamento da eficiência energética da BASF na região.

O Triple E é a principal iniciativa responsável pela melhoria contínua da gestão de energias que a BASF realiza em seus principais sites produtivos na América do Sul. Inicialmente desenvolvido no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), o Triple E - que significa Excelência em Eficiência Energética - já soma números expressivos com os resultados alcançados.

Já são mais de 400 ideias pensadas por equipes distribuídas nas operações da BASF e, destas, 172 foram convertidas em projetos que trouxeram retornos sobre investimentos importantes para a companhia. "Eficiência energética para a BASF é fazer mais com menos energia", salienta Santiago Pavão, gerente de operações ambientais e projetos para o site de Guaratinguetá.

Atualmente o Triple E está presente em 7 localidades produtivas da BASF na América, distribuídas no Brasil, na Argentina e no Chile. Ao todo, o projeto já gerou economias superiores a R﹩ 21 milhões à BASF nas localidades em que possui projetos em desenvolvimento ou já implementados. Além do retorno financeiro, o Triple E também beneficia o meio ambiente com a redução de energia consumida para as produções da BASF e, por isso, a emissão de toneladas de gás carbônico que deixa de ser emitida na atmosfera anualmente também é um indicador mensurado pela companhia.

Nos dias atuais, a BASF já soma cerca de 14,3 mil toneladas de gás carbônico equivalente a menos emitidas na atmosfera, por ano, tanto provenientes de suas operações como oriundas da diminuição de demanda de mercado que passou a existir por energia elétrica, à medida que as ações do Triple E foram implementadas.

Com o desenvolvimento do projeto Triple E, a BASF conquistou muitos reconhecimentos nos últimos anos, dentre eles, a certificação ISO 50001 para os sites de Guaratinguetá, Demarchi, Camaçari e Concón (Chile). Dessa forma, no Brasil, a BASF foi a primeira indústria química a obter essa certificação em 2017. Já em 2018, a Federação das Indústrias do Estado de SP (FIESP) concedeu ao projeto Triple E e à BASF uma menção honrosa para homenagear a iniciativa que já colecionava bons resultados ambientais ao país.

Para a BASF o sucesso econômico se dá em conjunto com a responsabilidade social e a proteção ambiental. "Diariamente seguimos o propósito da companhia de criar química para um futuro sustentável e o projeto Triple E reforça esse objetivo de longo prazo com os resultados que já alcançamos com ele. Sinto orgulho de ver na prática o Jeito E da BASF sendo materializado pelo Triple E na América do Sul", reforça Patrick Silva, diretor industrial do Complexo Químico de Guaratinguetá & Infraestrutura para a América do Sul e Sponsor do Projeto Triple E desde a sua criação.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 110.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto