Logo
Imprimir esta página

DIA INTERNACIONAL DA MULHER | Instituto Bem do Estar lança a campanha "Ser mulher, a saúde da mente delas"

| Para criar espaços de conversas e fomentar reflexões qualificadas sobre questões acerca da saúde mental feminina no Brasil, o Instituto Bem do Estar lança a campanha Ser mulher, a saúde da mente delas. Com o apoio do Instituto PHI, a iniciativa conta com um conteúdo diverso - produzido por uma equipe de especialistas multidisciplinares - que será disponibilizado, gratuitamente, em diversas plataformas. A proposta é inspirar, refletir, transformar e colaborar para a mudança de cenário quando se pensa e fala sobre saúde da mente das mulheres.

| Parte do conteúdo produzido e disseminado será uma pesquisa conduzida pelo Instituto Bem do Estar e pela NOZ Pesquisa e Inteligência, que pode ser respondida no link: https://www.noz-pesquisaeinteligencia.com/ibe

O ideal contemporâneo da mulher-maravilha capaz de realizar inúmeras tarefas tem sobrecarregado o gênero. Com tanta pressão externa para ser perfeita e cumprir papéis diversos, elas acabam sufocadas e correndo o risco de desenvolver problemas psicológicos como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e questões associadas ao ciclo reprodutivo. Não é à toa que a prevalência de doenças graves da mente é quase 70% maior nas mulheres; elas têm duas vezes mais chances de ser afetadas pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão e síndrome do pânico – segundo a organização americana Anxiety and Depression Association of America (ADAA). Para transformar o mês de março em espaço para debater a saúde mental feminina, o Instituto Bem do Estar anuncia a campanha Ser mulher, a saúde da mente delas. Com o apoio do Instituto PHI, a iniciativa prevê disponibilizar, gratuitamente, um conteúdo qualificado sobre a temática, que pode ser acessado no site https://www.bemdoestar.org.

Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, as pesquisas apontam que as mulheres têm menor probabilidade de procurar tratamento quando apresentam sofrimento psíquico. “Elas têm medo do estigma da doença mental, da pessoa que não dá conta da própria vida. A falta de ajuda qualificada agrava o problema e o sentimento de solidão, algo que é reforçado pela falta de informação e pela cultura das mulheres fortes e inabaláveis. Nesse contexto, nos associamos ao Instituto PHI para criar a campanha Ser mulher, a saúde da mente delas. A ideia é disponibilizar conteúdo para dar suporte a novas conversas sobre um tema que ainda é tabu no Brasil”, afirma Isabel.

Para Milena Fanucchi, cofundadora do Instituto Bem do Estar, um grande passo para combater o estigma que envolve a saúde mental feminina reside na melhora do diagnóstico e do tratamento. “Um dos pilares é a educação transformadora e sem juízo de valor. Acreditamos que fornecer informações sobre os transtornos e os tratamentos, além de ações de autocuidado – que podem ser tomadas para prevenir e diminuir a incidência dos diversos transtornos – seja um dos caminhos. Precisamos, também, falar mais, refletir e transformar o cenário da saúde da mente delas; essa campanha vai exatamente nessa direção”, afirma, acrescentando que além do conteúdo, a campanha contará com uma pesquisa que investiga a saúde da mente das mulheres no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

A partir de 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será lançada a campanha Ser Mulher, a saúde da mente delas, que contará com uma programação semanal de diversos conteúdos.

Artigos escritos por especialistas: a psicanalista Jéssica Magalhães traz uma reflexão sobre a mulher e a globalização; a psicóloga Erika Scandalo aborda as questões decorrentes da autonomia corporal e a cultura do corpo perfeito; o psiquiatra Ricardo Feldman discute a depressão pós-parto; Débora Andrade, especialista em comunicação não-violenta, expõe e reflete sobre como cuidar do nosso lugar como mulher, entre outros temas sobre saúde da mente feminina.
No YouTube, uma série de quatro vídeos divididos por públicos femininos (menina, jovem e adulta, mulheres na quebrada e as 60+).
E-book contendo informações importantes como, por exemplo, os sintomas de alerta para os transtornos mentais que acometem as mulheres e dicas de como elas podem cuidar da sua saúde da mente.
Colunas editoriais do Instituto Bem do Estar: Cozinha Consciente, com a nutricionista Camila Kneip; Estar em Movimento, com a bailarina e educadora física Paula Neves; e Estar na Pele, com mulheres comuns falando sobre suas vivências com a saúde da mente.
Conteúdos diversos para redes sociais repletos de dicas, como vídeos sobre cuidados para futuras e recém-mães produzidos por uma especialista em Yoga e doula.
Lançamento do podcast do Bem do Estar com algumas meditações, uma playlist somente para elas e muita reflexão.

Para completar a programação, a campanha convidou influenciadoras para se engajar na campanha ao longo do mês de março.

www.bemdoestar.org/ser-mulher-saude-da-mente-delas

SOBRE O INSTITUTO BEM DO ESTAR | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três objetivos que visam à transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional: CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização, mostras e exposições culturais; CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente; MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articulando agentes públicos e privados, visando ao acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy. www.bemdoestar.org

SOBRE O INSTITUTO PHI | Fundado em 2014 por Luiza Serpa, o Instituto PHI (Philantropia Inteligente) tem a missão de influenciar indivíduos e empresas a conduzir, de maneira estratégica, o planejamento da filantropia pessoal, familiar ou corporativa. A organização assessora cidadãos e companhias em um processo pontuado por maior profissionalização e impacto social. O objetivo do PHI é disponibilizar recursos para iniciativas de transformação social; o foco está nos resultados e na alocação de forma eficiente. Desde a criação, o Instituto já apoiou 857 projetos, movimentando R$ 97,6 milhões para o terceiro setor e impactando direta e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas. Luiza é responsible leader da Fundação BMW e fellow da Skoll Foundation; a diretora-executiva do Instituto integra o conselho consultivo estratégico da rede Latimpacto. Em 2020, foi eleita empreendedora social pela Folha de S.Paulo; possui 16 anos de experiência no setor social e há nove anos atua com orientação para famílias e empresas para uma filantropia estratégica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto