Logo
Imprimir esta página

Recém-lançado, livro "Towards a better world" reúne temas como turismo, pandemia, clima e direitos humanos

A obra conta com 16 autores de vários países e trata dos desafios do setor de turismo frente à pandemia, além das mudanças climáticas e dos consequentes impactos econômicos

Turismo, pandemia, emergência climática e direitos humanos são alguns dos temas presentes no livro “Towards a better world”, escrito por dezesseis profissionais de vários países, entre eles professores, farmacêuticos, economistas, sociólogos, ecologistas e técnicos de turismo. A obra, escrita em inglês e ainda sem tradução para o português, foi lançada na Europa em janeiro deste ano pela editora GlobeEdit e conta com a coordenação de João Viegas Fernandes e Filomena Maurício Fernandes.

Dividido em três capítulos (1- Educação Global; 2- Covid-19 - Implicações Pandêmicas para a Saúde Física e Mental, Crise Econômica, Social e Cultural; 3- Emergência Climática, Pandemia, Turismo, Direitos Humanos e Paz), o livro tem como público-alvo gestores, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde, meio ambiente, turismo, direitos humanos e hotelaria.

Na obra, o leitor encontra assuntos abrangentes que vão desde sustentabilidade e mudanças climáticas, até o efeito dos “cisnes negros” (fenômenos imprevisíveis que causam grandes impactos econômicos, como o novo coronavírus) vivenciado por muitos setores. As áreas de turismo, hotelaria e todo o seu cluster, extremamente afetadas neste cenário, foram abordadas pelo Adm. Marcelo Boeger, coordenador do Grupo de Excelência em Administração Hoteleira do CRA-SP e vice-presidente da AMTSBE - Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar.

Boeger comenta que desde o anúncio da pandemia, feito por Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, em 11 de março, já era previsível o impacto econômico no setor turístico.

“Após um longo período de assimilação, fechamento de fronteiras, cancelamento de voos, efeitos nos mercados e determinação de lockdown em muitos países, sentimos as consequências diretas no turismo. O represamento das atividades econômicas afetou diretamente os hotéis, que foram fechados ou tiveram que restringir suas ocupações. Isso respingou, ainda, em todas as atividades turísticas, nos parques temáticos, nos shows artísticos e, também, na realização de eventos em todo o mundo, como feiras e congressos, que precisaram ser suspensos. Uma consequência direta deste cenário foi o desligamento de colaboradores formais e informais do trade turístico em geral que, quando possível, foram acomodados dentro de políticas sociais e econômicas de seus respectivos países, visando a proteção de empregos e renda”, relata Boeger.

Retomada do setor

Na obra, o coautor revela que a solução encontrada para a retomada econômica do setor foi a construção de protocolos para um novo convívio, no intuito de integrar os procedimentos comuns dos mais diversos cenários de operação hoteleira e das atividades turísticas, exigindo um robusto equilíbrio entre a segurança dos hóspedes, dos prestadores de serviços e dos colaboradores. “Todo mercado deve elevar seus padrões de qualidade ambiental e de controle, transmitindo segurança em tudo que fazemos durante a jornada do hóspede: da reserva ao check out”, complementa.

O administrador e hoteleiro menciona, ainda, que para despertar a demanda reprimida pela quarentena é necessário olhar as perspectivas futuras para todo o mercado, pois uma jornada segura depende de inúmeros aspectos, como voar, alugar um carro e alimentar-se com segurança além, é claro, de hospedar-se de forma segura. “A falha de um pedaço desta experiência implica em macular toda a trajetória. Devemos transmitir segurança em tudo que fazemos durante a jornada. Não basta apenas executarmos os protocolos de higiene, de desinfecção e estarmos limpos: temos também que parecer limpos aos olhos dos clientes. Não basta estarmos seguros: temos que parecer seguros. Para substituir o discurso ‘Fique em casa’ para o ‘Pode vir que é seguro’ não é possível reabrir o hotel nos padrões pré-Covid”, ressalta Boeger.

Sobre o coautor

Marcelo Boeger é administrador, hoteleiro, mestre em Gestão da Hospitalidade (Anhembi Morumbi) e mestre em Turismo com ênfase em Planejamento Ambiental e Cultural (Unibero). Atualmente, é coordenador do Grupo de Excelência em Administração Hoteleira do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP e vice-presidente da AMTSBE - Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar. É, também, sócio consultor da Hospitalidade Consultoria, professor do MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-Med), além de coordenador e professor do curso de especialização em Hotelaria e Facilities do Hospital Albert Einstein.

É coautor do livro Towards a better world - Tourism, Pandemics, Climate Emergency and Human Rights” (GlobeEdit) e autor de diversas obras, como Gestão Financeira para Meios de Hospedagem (Atlas) e Liderança em 5 Atos (Editora Loyola), além de organizador do livro Manual de Hotelaria Hospitalar – Hospital Albert Einstein (Editora Manole).

Sobre o livro
Towards a better world – Tourism, Pandemics, Climate Emergency and Human Rights

Coordenadores: João Viegas Fernandes e Filomena Maurício Fernandes

Editora: GlobeEdit
Número de página: 316
Idioma: inglês (ainda sem tradução para o português)

Onde comprar: Amazon - https://bityli.com/ZLszn

ISBN-10: 620617856

ISBN-13: 978-6200617859

Dimensões: 15 x 1.83 x 22 cm

Sobre os Grupos de Excelência do CRA-SP: Criado pelo Conselho em 1997, o Centro do Conhecimento é hoje composto por 38 Grupos de Excelência e cerca de 500 profissionais voluntários especializados em diversas áreas, que estudam temas da ciência administrativa e produzem conteúdos riquíssimos, contribuindo, assim, para uma grande geração de conhecimento.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne mais de 80 mil registrados, entre empresas, profissionais e estudantes. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. O Conselho também se destaca na qualidade dos serviços agregados prestados, em condições especiais, aos seus registrados. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto