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Confira 8 lições para montar uma loja virtual de sucesso

Especialista do Bling dá dicas para empreendedores que querem se destacar no ambiente de vendas online

Os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente no último ano, trazendo cada vez mais consumidores para o mundo digital. Usuários que antes tinham algum tipo de restrição, seja por medo de riscos de segurança ou por falta de interesse, começaram a experimentar as oportunidades de aquisição de produtos via internet. De acordo com o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras online devido ao isolamento social. Em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%.

E, para atender a crescente demanda, diversos empreendedores passaram a se adaptar ao universo digital. Segundo um levantamento da Loja Integrada, o número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020 com o empurrão da pandemia, que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda.

De acordo com Sidney Zynger, sócio do Bling - startup que oferece sistema de gestão empresarial para PMEs e MEIs - é preciso estar atento ao ingressar no neste mercado. “A escolha da plataforma para montar uma loja virtual é fundamental para o sucesso do negócio no digital. Assim como em um ambiente físico, é necessário analisar alguns pontos pensando no cliente ideal”, explica.

Pensando nisso, o especialista elencou 8 cuidados que os empreendedores precisam tomar na hora de montar uma loja virtual de sucesso:

Escolha uma plataforma ideal para o seu negócio

O primeiro passo é descobrir se há outros players do mesmo ramo de atuação que utilizam essa plataforma. Por mais que a ferramenta seja boa para outros segmentos, é necessário entender se para seu setor ela também é efetiva. Uma ferramenta onde é possível fazer ajustes e personalizações com facilidade contribuiu para quando for preciso personalizar o site com uma promoção pontual ou uma data sazonal, evitando prejuízos a longo prazo e perda de clientes no e-commerce. Além disso, fique atento a um suporte com atendimento em português para o caso de dúvidas que poderão ser resolvidas com mais facilidade.

Organize a sua operação

Para manter a operação de uma loja virtual é preciso organizar os setores como a parte comercial, o setor financeiro, a área de compras, o estoque, a zona de expedição e as estratégias pós-venda, pois cada um demanda um tipo de cuidado diferente. Pense também se você terá funcionários e quem ficará responsável por organizar o estoque, atender o cliente e despachar encomendas. As funções devem estar decididas antes de a loja virtual começar.

Faça a integração com um sistema ERP

Esse tipo de plataforma reúne funções como a emissão de notas fiscais, gerenciamento do estoque, controle de finanças e gestão de vendas, por exemplo. Com um excelente sistema de gestão para micro e pequenas empresas, é possível ter vários benefícios, entre eles podemos destacar: a agilidade em processos, a simplificação e diminuição de tarefas, além de ter integrações com diversas ferramentas parceiras. Também é importante verificar se a plataforma de ERP tem integrações com os principais marketplaces do país, o que dará mais possibilidades de vendas para sua loja virtual.

Invista no conhecimento em técnicas de venda

Quem já tinha uma loja física está familiarizado com conceitos como comprar material de fornecedores, estocar, promover vendas e entregar produtos. Quem nunca trabalhou com varejo precisa aprender todo esse processo do zero. Vale ressaltar que um dos passos mais importantes nesse processo é o suporte ao cliente. Durante o início de uma loja virtual é comum que o próprio lojista faça o suporte diretamente por e-mail e telefone. Num segundo momento, ferramentas de gestão de processos de suporte serão úteis para ajudar a se organizar. Num terceiro momento, já com um equipe, ferramentas mais sofisticadas serão bastante importantes para trazer eficiência.

Ofereça segurança ao cliente

Os potenciais clientes de uma loja virtual se preocupam com a segurança das informações de compra deles (como endereço completo, número de cartão de crédito, etc). Além disso, mostre que sua loja existe mesmo e que irá entregar os produtos. Outro ponto importante é proteger os dados de compra do comprador e os seus, contando com um sistema de pagamento seguro é possível proteger sua loja online contra fraudes.

Faça uma imersão no mundo da logística e frete

A logística de uma loja virtual é muito relevante para o sucesso da mesma, pois uma experiência ruim marca fortemente o cliente e ele não voltará a comprar. Por causa disso, é ideal dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega da loja. Uma forma bem simples de entregas de encomendas é ir até uma agência dos Correios e enviar você mesmo o produto. Mas há soluções mais sofisticadas que sua empresa pode adotar. Uma delas é ter uma parceria com uma empresa de logística.

Chame a atenção para o seu produto

Aprender a fotografar produtos é um cuidado que todo empreendedor digital precisa ter para conquistar mais clientes em sua loja virtual. No caso de uma loja física, conseguimos olhar diretamente na vitrine, no virtual não é diferente. Um dos cuidados principais é saber como tirar boas fotos dos produtos para que os visitantes do site tenham melhores informações e uma visão mais detalhada de cada item.

Invista nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte da jornada de compra de um cliente, e com isso, é crucial estar nestes canais para turbinar as vendas. Então, reservar um tempo ao montar uma loja virtual para pensar nas estratégias de mídias sociais é algo que pode fazer bastante diferença para o negócio. Algumas dicas para montar esse planejamento é pensar em quais redes sociais está o público que você pretende atingir, quais horários os clientes ideais usam as redes e que tipo de formato eles mais consomem nestes canais.

Sobre o Bling

Com 13 anos de mercado, o Bling cresceu cerca de 400% nos últimos três anos e tem mais de 20 mil de clientes, com presença em todos os estados do Brasil. Em sua maioria, são micro e pequenas empresas de loja virtual e física. A empresa permite que esses empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. São diversos serviços que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores entre outros. Além disso, o Bling é integrado com os Correios e com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace do país.


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