Logo
Imprimir esta página

Pandemia acelera transformação digital no setor gastronômico. Até mesmo restaurantes tradicionais vêm apostando na mudança!

divulgação - Jardim de Napoli divulgação - Jardim de Napoli

Com 72 anos de história, o Jardim de Napoli, um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo, é exemplo de como unir tradição e tecnologia, sem perder a essência.

A era pandêmica atingiu em cheio o setor gastronômico. Por outro lado, ensinou muitas coisas a empresários e administradores, acelerando certas tendências de mercado, como a transformação digital.

Seja no atendimento aos clientes ou no gerenciamento do negócio, as tecnologias vieram para ajudar a melhorar os resultados, automatizando processos e gerando economia de tempo e dinheiro.

A mudança tem atingido até mesmo restaurantes mais tradicionais, como o Jardim de Napoli, fundado em 1949 pelo italiano Francisco Buonerba.

Com 72 anos de mercado, há pouco mais de três anos o estabelecimento implementou tecnologias para gerenciamento do negócio, como conta Rubens Gois e Silva, gerente administrativo. “Primeiro foi preciso entender o que é um ERP, qual a sua função, tendo em mente que trabalhamos com metas e que poderíamos vislumbrar um horizonte em que colheríamos frutos a longo prazo”.

O ERP implementado foi o da ACOM Sistemas, que atua em diferentes frentes, mas, essencialmente, ajuda o empresário a saber qual a margem de lucro de cada produto, avaliando o nível de desperdício e possibilitando uma composição mais criteriosa do cardápio. Também permite que soluções e novas estratégias sejam adotadas mais rapidamente em termos de controle e planejamento.

“O sistema tem ajudado bastante, sobretudo neste período que estamos enfrentando. Analisar os números, evitar o pagamento de títulos em duplicidade, enfim, processos que nos fazem economizar ou não perder dinheiro, isso é fundamental. O sistema complementa a atividade empresarial com organização e centralização de dados. Sem dúvida auxilia na tomada de decisão. Ter informações rápidas resulta em economia de tempo de trabalho e em maior rentabilidade. Representa muito no nosso dia a dia”, explica Silva.

"As tecnologias de gestão auxiliam na automação, mas, principalmente, geram análises que permitem tomar decisões mais assertivas, para que os empreendimentos foquem em sua essência, que são seus pratos e em servir as pessoas", explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM.

O gerente administrativo do Jardim de Napoli ressalta, ainda, que apostar em processos digitais não significa romper com a tradição. Localizado desde 1968 no bairro Higienópolis, o restaurante é uma típica cantina italiana e mantém o conceito original da casa com alguns pratos do tradicional cardápio, entre eles o famoso Polpettone à Parmegiana, carro-chefe do local, receita criada por Toninho Buonerba. “Conseguimos unir tradição e tecnologia. Com tempo e maturidade tiramos informações valiosas para fazer uma gestão de melhor qualidade, tanto na unidade da Rua Martinico Prado, como em lojas nos shopping centers Higienópolis, Market Place e JK Iguatemi, além do Giardino, uma rotisserie que vende produtos da cantina”, conta.

Segundo Rubens, em grande parte de 2020, o Jardim de Napoli trabalhou apenas com delivery. Sobre o que imagina para 2021, Rubens de Gois espera que, de fato, a vacina chegue para todos. “A pandemia, fundamentalmente, veio mostrar o valor do ser humano nas organizações, o quanto as pessoas são capazes de desenvolver novos talentos. Mostrou também que cada vez mais será necessário elevar o nível profissional, investir em tecnologia para um gerenciamento mais efetivo”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto