Logo
Imprimir esta página

Iphan e Arquidiocese vão implementar Via-Sacra no Cristo Redentor

Créditos: André Brasil Créditos: André Brasil

O ano de 2021 marca os 90 anos do Cristo Redentor. Ao longo de nove décadas, o monumento se consolidou como um dos maiores símbolos do país e da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro firmaram um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, para elaborar uma Via-Sacra entre o Maciço do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor.

O acordo de cooperação entre o Iphan – autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura – e a Arquidiocese, instituição responsável pelo Santuário Cristo Redentor, foi celebrado em uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor. Estiveram presentes o reitor do Santuário, padre Omar Raposo, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Olav Schrader, entre outros representantes dos setores de turismo e meio ambiente.

De caráter inovador, o projeto também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Via-Sacra consiste no percurso da Paixão de Cristo, em memória de sua caminhada a carregar a cruz. No Cristo Redentor, o trajeto será realizado através da ressignificação de trilhas históricas já existentes na floresta do Corcovado, com o uso de placas e sinalizações feitas de materiais biodegradáveis. A partir da celebração do contrato, serão desenvolvidos os estudos para selecionar as trilhas e as sinalizações que comporão o caminho. A previsão de término das instalações é no final de 2021.

Ao longo dos séculos, a peregrinação da Via-Sacra passou a ser reproduzida por fiéis em localidades diversas, com destaque para Roma, na Itália, e Jerusalém, em Israel. A Via-Sacra do Cristo Redentor será concebida para ser um ponto de visitação mundialmente reconhecido, com o diferencial de atravessar o bioma da Mata Atlântica em meio a uma paisagem singular.

“Vamos ressignificar o nosso riquíssimo patrimônio cultural, ambiental e paisagístico, e aliar o turismo religioso a um conceito de sustentabilidade. A Via-Sacra do Cristo Redentor fortalecerá o turismo no Rio de Janeiro, bem como a imagem do Brasil como destino”, salienta o superintendente do Iphan do Rio, Olav Schrader.

Com 30 metros de altura, a imagem do Cristo se apoia em um pedestal octogonal de oito metros que se encontra no cume do morro conhecido como Corcovado. O Iphan tombou o monumento em 2008, com a inscrição no Livro do Tombo Histórico. O Corcovado em si é protegido pelo Instituto desde 1973, enquanto patrimônio natural. Localiza-se na área do Parque Nacional da Tijuca, também tombado pela Autarquia, no ano de 1967.

“Este acordo é tudo que precisamos: trabalhar os bens protegidos aliando a valorização do Patrimônio Cultural com fomento ao turismo, sustentabilidade ecológica e preservação. Mais que isso, esse projeto vai fortalecer a vocação turística desse bem cultural”, analisa a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

Principal cartão-postal carioca, o Cristo Redentor oferece uma vista panorâmica da cidade. Este bem cultural integra a região do Rio chancelada em 2012 como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Trata-se da primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem cultural.

“Queremos deixar um legado para as futuras gerações. Será um momento positivo de inflexão para a autoestima dos cariocas e a imagem do nosso Brasil”, afirma o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto