Logo
Imprimir esta página

Documentários retratam Cuba pelas lentes de grandes cineastas

Buena Vista Social Club, de Wim Wenders Buena Vista Social Club, de Wim Wenders

Buena Vista Social Club e Saudações, Cubanos!, disponíveis na MUBI, trazem um panorama sobre a identidade cultural da ilha

Dois documentários em cartaz na MUBI, plataforma de streaming de filmes com curadoria, trazem visões diferentes sobre Cuba e sua rica cultura, com um intervalo de mais de 30 anos entre eles: Buena Vista Social Club, de Wim Wenders, e Saudações, Cubanos!, da cineasta belga Agnés Varda. Registros históricos, que revelam momentos distintos da cultura e sociedade da ilha.

Buena Vista Social Club, de 1999, é centrado em músicos cubanos idosos, que se reuniram para gravar um disco – inciativa liderada pelo produtor musical Ry Cooder em 1996. O filme de Wim Wenders (Paris, Texas) aborda o retorno de Ry Cooder a Havana e a história dos músicos envolvidos no projeto. As apresentações musicais são triunfantes e reviveram as carreiras dos artistas, entre eles, Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer e Compay Segundo. Vencedora de um Grammy, a produção também foi indicada ao Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Documentário no European Film Awards.

Já Saudações, Cubanos!, de 1964, traz um testemunho do impacto da Revolução Cubana, quatro anos depois da chegada de Fidel Castro ao poder. Agnés Varda (Cléo das 5 às 7, As Praias de Agnés) visitou o país para registrar as mudanças e tirou 1.800 fotos, que deram origem a este documentário alegre e animado. E que também destaca a cultura cubana, em especial a música. Com narração do ator Michel Piccoli (falecido em 2020), o curta conta ainda com recursos de animação.

SOBRE A MUBI

MUBI é uma plataforma de streaming com curadoria, sem anúncios, que está disponível em 190 países. A MUBI apresenta uma seleção em constante mudança de filmes belos e interessantes escolhidos a dedo, de novos diretores aos veteranos mais premiados, de todo o mundo. Os filmes selecionados para entrar na programação diariamente são guiados pela cultura e pelo cinema local. A MUBI é a maior comunidade global de amantes do cinema, com mais de 10 milhões de membros de todas nacionalidades. É possível transmitir ou realizar o download de filmes a qualquer momento, e assistir em qualquer tela, de qualquer lugar. O valor da assinatura mensal é R$ 27,90 e, da anual, R$ 202,80.

MUBI está disponível via web, Amazon Fire TV, Apple TV, LG e Samsung Smart TVs e também nos mobile devices incluindo iPad, iPhone e Android. A MUBI possui escritórios em Londres, Nova York, Kuala Lumpur e Mumbai.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto