Logo
Imprimir esta página

ONG Million Dollar Vegan irá doar 1 milhão de refeições veganas

Campanha Tire as Pandemias do Cardápio foi renovada para 2021 após doar mais de 300 mil refeições e materiais educativos sobre veganismo em 14 países este ano

Em março de 2020, a ONG internacional Million Dollar Vegan lançou a campanha mundial “Tire as Pandemias do Cardápio” para divulgar informações sobre a conexão entre o surgimento de pandemias e a produção de produtos de origem animal. Junto com a campanha, a organização passou a realizar ações de doação de alimentos no mundo todo como forma de apoiar comunidades mais afetadas pela crise da Covid-19 e, para 2021, o compromisso com esse trabalho se renova.

Após doar mais de 300 mil refeições e materiais educativos em 14 países este ano, a missão agora é chegar a 1 milhão de refeições até 2022 e inspirar pessoas em todo o mundo a proteger sua saúde, combater o colapso climático e reduzir o risco de futuras pandemias tirando os animais do prato.

No Brasil, já foram realizadas três ações desde maio deste ano, totalizando mais de 13,1 mil refeições distribuídas em alimentos à base de vegetais, até o momento, no país. A primeira doação ocorreu no mês de maio e distribuiu mais de 5,5 mil refeições em São Paulo, com o apoio do Instituto Luisa Mell.

Luisa Mell na 1ª ação de doação da MDV Xuxa Meneghel, madrinha da 3ª ação de doação da MDV

A segunda ação da organização ocorreu em 5 de setembro, no Dia da Amazônia, quando foram distribuídas o equivalente a 2,3 mil refeições para comunidades carentes de Manaus, com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira). Já a terceira doação realizada até o momento, ocorreu em 1º de novembro, Dia Mundial do Veganismo, e distribuiu 5,3 mil refeições em alimentos a base de vegetais em 13 cidades do país. Esta ação também contou com o apoio da SVB para sua realização e teve a participação de Xuxa Meneghel, como madrinha da doação.

Imagem da doação em Manaus, realizada em setembro, com o apoio da SVB

A produção de produtos de origem animal e os riscos de pandemias

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), cerca de 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal[1] Para a organização, nossas ações mostram que estamos falhando em aprender lições do passado, pois nossa longa história de exploração de animais em busca de carne, leite, ovos e peles trouxe também uma longa história de doenças graves e mortes generalizadas de pessoas. Muitos especialistas acreditam que doenças como a tuberculose, a coqueluche, a febre tifoide, a hanseníase e o vírus do resfriado tenham surgido a partir da domesticação de animais para consumo humano.[2]

A pandemia de gripe de 1918, que matou de 50 a 100 milhões de pessoas, veio de aves.[3] Mais recentemente, em 2003, o vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) – que se acredita ter como origem outro mercado de animais vivos[4] - se espalhou para mais de 8 mil pessoas em todo o mundo e custou à economia mundial cerca de 40 bilhões de dólares.[5] Depois, em 2009, veio a “gripe suína” (H1N1) - com origem possivelmente nos porcos -, que infectou cerca de 60,8 milhões de pessoas.[6] Disso se seguiu, em 2012, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), decorrência de outro coronavírus mortal, surgida diretamente da exploração industrial de camelos no Oriente Médio.[7] Então, em 2013, a “gripe aviária” (H7N9), que emergiu de aves domésticas, afetou mais de 1,5 mil pessoas, matando cerca de 40% delas.[8]

Esperança

A expectativa da organização é que os alimentos que estão sendo doados possam aliviar parte do sofrimento causado pela Covid-19 e os materiais educativos compartilhados com as comunidades beneficiadas possam levar mais pessoas a ter acesso a informações sobre o impacto de nossas escolhas alimentares para nossa saúde, nosso planeta, nossa sociedade e para os animais. “Tirar os animais do cardápio e substituí-los por vegetais pode curar nosso planeta e nosso corpo; pode reconstruir uma economia forte e resistente; e pode ajudar os mais vulneráveis ​​do mundo. Nós podemos fazer isso. O futuro está em nossas mãos e em nossos pratos”, conclui Naomi Hallum, CEO da Million Dollar Vegan.

[1] Zoonotic diseases’, Centers for Disease Control and Prevention. https://www.cdc.gov/onehealth/basics/zoonotic-diseases.html

[2] Michael Greger MD, Bird Flu: A Virus of Our Own Hatching, Lantern Books, US; 1 edition (6 Dec. 2006).

[3] Hannah Hoag, ‘Study revives bird origin for 1918 flu pandemic’, Nature, 16 Feb 2014. Disponível em: .

[4] Aylin Woodward, ‘Both the new coronavirus and SARS outbreaks likely started in Chinese wet markets,’ Business Insider, 26 Feb 2020. Disponível em: .

[5] Institute of Medicine (US) Forum on Microbial Threats; Knobler S, Mahmoud A, Lemon S, et al., editors. Learning from SARS: Preparing for the Next Disease Outbreak: Workshop Summary. Washington (DC): National Academies Press (US); 2004. THE IMPACT OF THE SARS EPIDEMIC. Disponível em: .

[6] ‘2009 H1N1 Pandemic (H1N1pdm09 virus)’, Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: .

[7] ‘Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV)’, World Health Organization, 11 Mar 2019. Disponível em: .

[8] Helen Branswell, ‘What happened to bird flu? How a major threat to human health faded from view’, Stat News, 13 Feb 2019. Disponível em: .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto