Logo
Imprimir esta página

Como a transformação digital mudou a forma de vender calçados infantis

Por Juliano Müller de Souza, gerente de Transformação Digital da Calçados Bibi

Buscando se manter competitiva no mercado, em 2018, a Bibi criou a área de transformação digital, comandada por mim, como gerente de Transformação Digital. Sai do setor de infraestrutura e assumi o desafio de liderar a área, com objetivo de desenvolver e acelerar projetos, inicialmente com foco no Varejo. A Calçados Bibi estava à frente de várias iniciativas com foco no cliente e na digitalização. Com a chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil, a rede com 130 unidades acelerou ainda mais os planos de transformação digital. A meta para 2020 foi consolidar as competências dos canais digitais da rede de franquias. No ano passado, registramos um crescimento de 151% nas vendas digitais em canal próprio (e-commerce) e de 207% na rede online, explorando diferentes plataformas, em relação ao mesmo período em 2019.

Com a pandemia, além de acelerar as entregas de projetos, a Bibi contratou e expandiu a área em questão. Com o movimento de criação e expansão da equipe, por meio de tecnologias existentes e novas, em um período de lojas fechadas, foi possível auxiliar nas vendas por meio do digital e de ferramentas atuais. Além disso, vale ressaltar que é de suma importância a indústria calçadista, como um todo, investir no processo de digitalização do mercado para ganhar maior competitividade. Aqui na Bibi, a inovação é algo que faz parte do DNA da marca e está presente nas equipes de todos os setores da empresa.

Entre os projetos, a Bibi conta com a Prateleira Infinita, que é a integração entre as lojas físicas e o canal online. Se o cliente está em uma unidade e deseja um produto que não tenha disponível na loja, a consultora de vendas pode efetuar a venda retirando o calçado do centro de distribuição do e-commerce e o cliente pode optar por retirar o produto na loja ou se preferir receber em sua casa. O contrário também acontece, por meio do Clique & Retire, pois o consumidor pode comprar online e retirar na loja de sua preferência. Há também o Bibi Delivery e Bibi Home. Aqui, o cliente fala com a vendedora pelo WhatsApp, consulta os produtos disponíveis na loja por meio de um catálogo online, faz o pedido, efetua o pagamento pelo celular via link e recebe o calçado em casa. Uma das modalidades que cresceu muito durante a pandemia foi a Entrega Expressa. Neste caso, as lojas da Bibi atuam como mini centros de distribuição do e-commerce, considerado pela marca uma frente de loja.

Na minha visão, se não fossem os projetos de transformação digital, a Bibi não teria saído ilesa de um momento tão desafiador, como este de pandemia. Percebo que muitas empresas, principalmente calçadistas, ainda não apostaram na digitalização dos seus negócios. Entendo que, assim como outras revoluções que ocorreram, as marcas que não se reestruturarem, infelizmente ficarão pelo caminho, pois o comportamento do consumidor mudou e as empresas precisam mudar de forma constante para atender às necessidades do público-alvo.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Tudo para crianças ser criança. Fundada em 1949, a Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto