Logo
Imprimir esta página

Em alta, produção de petróleo exige soluções avançadas para reduzir riscos ao meio ambiente

Apesar da busca crescente por outras fontes de energia menos poluentes, a produção de petróleo segue em ritmo acelerado. De acordo com um relatório da FGV Energia, o setor deve experimentar aumento de pelo menos 25% até 2030 no Brasil. O lado positivo é que nos últimos anos também se viram avanços tecnológicos tanto para a produção como e, principalmente, para a proteção ambiental.

"Os riscos ambientais dessa atividade são intrínsecos e estão relacionados à poluição do ar, da água e do solo. No entanto, vemos que as indústrias petroquímicas estão cada vez mais alinhadas aos princípios de sustentabilidade. E investimentos para reduzir os impactos ambientais são cada vez maiores também", diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis.

Os danos relacionados a acidentes como derramamento de petróleo no oceano não são os únicos impactos que a cadeia produtiva pode proporcionar. A geração de resíduos sólidos e líquidos com alto grau de toxicidade também possui potencial de dano ao meio ambiente, se não houver tratamento e destinação adequados.

"A acumulação deste resíduo, se não for tratada de forma adequada, pode vir a contaminar os corpos hídricos adjacentes, provocando o assoreamento dos rios, mortandade de peixes, contaminação pela presença de metais pesados, entre outros prejuízos ambientais e de difícil reparo", afirma o CEO da Allonda, que aponta o uso de soluções de tratamento para a segregação desses materiais como uma das alternativas para o mercado.

Ter um serviço amplo de gerenciamento e movimentação de resíduos sólidos, além de manter as estruturas de tratamento de resíduos com a manutenção em dia, são os passos básicos para a mudança de posicionamento da indústria. Outras ações que podem beneficiar o meio ambiente e reduzir o impacto da cadeia produtiva estão na adoção de práticas de Economia Circular.

"Outra mudança que gera resultados rápidos financeiramente e para o meio ambiente está na Gestão Hídrica. Mudar a relação da indústria com a água é transformador em todos os sentidos. Diminuir o consumo e permitir o reuso abrem um novo horizonte para qualquer setor produtivo", conclui o CEO da Allonda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto