Logo
Imprimir esta página

Estudo mostra importância da perícia ambiental à preservação

Perícia ambiental é uma ferramenta preponderante para a preservação do meio ambiente - Divulgação Perícia ambiental é uma ferramenta preponderante para a preservação do meio ambiente - Divulgação

Artigo de análise da temática é publicado em portal referência no assunto e com mais de 40 mil acessos por mês

A perícia ambiental tem papel importantíssimo na preservação do meio ambiente, por ser o meio fornecedor das informações necessárias que o juiz precisa para assegurar ao povo o direito constitucional de qualidade do meio ambiente. Este é o resultado de estudo científico produzido junto à Especialização em Perícia Forense e com artigo publicado no Portal do Saneamento Básico que tem mais de 40 mil acessos mensais. Produção da egressa Ariane Aparecida Peluco, com o professor Fábio Ferreira Morong e a coordenadora pedagógica da pós-graduação lato sensu da Unoeste, professora Célia dos Santos Silva.

O artigo “A perícia ambiental como fator preponderante para a preservação do meio ambiente” relata que a interação entre o homem e o espaço promove alterações no meio ambiente que podem ser positivas ou negativas. Porém, as ações desordenadas geram impactos ambientais urbanos e rurais que fogem à capacidade da natureza de se autorrecuperar. O estudo teórico-conceitual promoveu a correlação desses impactos que colocam em risco a saúde coletiva e a importância da perícia ambiental para garantias de direitos. Engenheira química e mestre em geografia, moradora de Adamantina e que trabalha na Sabesp, Ariane fez a pós-graduação na Unoeste nos anos de 2016 e 2017.

Ela conta que a especialização abriu sua mente para muitas coisas cotidianas que antes passavam despercebidas. Isso contribuiu muito para a qualidade e confiabilidade do seu trabalho hoje, pelo fato de o curso desenvolver uma visão sistêmica de causa e possíveis consequências, o que a leva a buscar sempre por ações preventivas a fim de evitar danos que muitas vezes são irreparáveis, principalmente no que se relaciona ao meio ambiente. Ariane recomenda a especialização em Perícia Forense para outros profissionais e afirma que a grade curricular e o corpo docente são excelentes, com muita experiência prática.

A paixão antiga pelo meio ambiente, que vem desde os tempos de criança, sempre lhe causou muitos questionamentos e algumas particularidades que chamavam atenção, como, por exemplo, o lixo sólido. “Já naquela época eu pensava: será que eles levam isso pra fora do planeta? Quando fui crescendo, vi que realmente não existe o ‘fora’, que esse acúmulo de resíduos cresce a cada dia potencializado pelo consumismo, o que agrava os impactos ambientais e a disponibilidade de recursos. Surgiu então a consciência sobre a água, que embora seja abundante na região onde eu moro, é escassa em outras regiões brasileiras”, comenta.

Ariane conta que, certa vez, ao assistir entrevista com uma pessoa do sertão nordestino, tentou ficar sem tomar água por 1 dia e que a experiência foi assustadora demais. Diante do que, o seu pensamento é o de que dizer para as pessoas que os recursos naturais, inclusive a água, são finitos e precisam ser bem cuidados já não é suficiente; argumentar que sem esses recursos não existe vida, também já não é mais suficiente. Daí a sua contribuição com a pesquisa que resultou no artigo recém-publicado pelo Portal do Saneamento Básico, uma referência em publicação de estudos realizados nesta área.

Ao tratar das questões legais, o estudo leva em conta a Constituição Federal que no artigo 255 diz: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Porém, conforme Ariane, a realidade é que isso não é respeitado. A perícia ambiental é uma ferramenta de papel importante, de tal forma que Ariane entende que o trabalho produzido junto à Unoeste contribui para a conscientização de um maior número de pessoas, especialmente com sua publicação.

Serviço – Inscrições para a Especialização em Pericia Forense, pós-graduação multiprofissional no site da Pós Unoeste.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto