Logo
Imprimir esta página

O Poder da Savasana: Como o Descanso Pode Beneficiar Qualquer Tipo de Treino

O Poder da Savasana: Como o Descanso Pode Beneficiar Qualquer Tipo de Treino

Priscilla Leite, ensina que em apenas 5 minutos de meditação plena é possível obter benefícios para a saúde do corpo e da mente com postura de Yoga.

A Yoga é uma tradição oriental que reúne conhecimentos e disciplinas físicas, com origem na Índia há mais de 5 mil anos. A filosofia de vida conquistou o mundo e, atualmente, possui milhões de adeptos ao redor do globo, destacando-se como um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente. Os benefícios para quem pratica essa arte milenar podem ser notados sem muito esforço: além de controlar o estresse e a ansiedade, a prática promove o equilíbrio corporal, consciência da respiração e proporciona rápida sensação de bem-estar – tudo que precisamos para um verão em tempos de pandemia.

E dentre as mais variadas posturas da atividade, a Savasana se destaca. Conhecida também como postura do cadáver, ela é considerada a postura mais fácil de executar e a mais difícil de dominar. “Essa postura não exige nenhum esforço físico e nem flexibilidade, ela desafia a mente e o corpo, enfatizando a consciência corporal. Você nem mesmo precisa focar na sua respiração. É um momento de relaxamento completo” – explica a percussora de Yoga online no Brasil, Priscilla Leite.

A professora que hoje possui o maior canal de Yoga do país, o Pri leite Yoga, no Youtube com mais de 33 milhões de visualizações em suas aulas gratuitas e que também é criadora da plataforma Yoga Co. conta que, quando pensamos na Savasana de forma mais ampla como uma prática de meditação da atenção plena, ela pode ser usada após qualquer tipo de exercício (não apenas ioga), e esse período aparentemente inativo é realmente poderoso. “A postura permite que o nosso corpo absorva todos os efeitos do treino. Especialmente neste mundo ativo e superestimulado, ter um período de descanso forçado para não fazer nada além de focar na respiração é uma chance de realmente relaxar.” – destaca.

A Yogini que está realizando um programa gratuito de 21 dias de Yoga para leveza em seu canal conta que no fim de todas as suas aulas a Savasana está presente, afinal, após uma aula de ioga (ou uma aula de cardio, após andar de bicicleta e etc), o coração bate mais rápido, o corpo transpira e você tende a respirar mais pesadamente. Em outras palavras, os exercícios colocam um pouco de estresse no corpo e por isso, realizar a Savasana após o fim de um treino nos ajuda a voltar à homeostase, ou ao estado de equilíbrio do corpo. “Essa postura como prática de meditação ajuda os órgãos a voltarem ao funcionamento normal após o exercício, ajuda a baixar a pressão sanguínea, alivia o estresse e a ansiedade e permite que os efeitos benéficos da prática sejam profundos” – diz Pri.

Ainda de acordo com a profissional que possui mais de 900 mil alunos no Youtube a Savasana é tão importante, pois é durante a postura que o corpo entra em contato com tudo que foi trabalhado durante a prática. “Se você for capaz de realmente desacelerar e aproveitar o descanso, você pode levar esse relaxamento para a próxima parte do seu dia”, salienta, “Ele permite que o corpo inunde com substâncias neuroquímicas saudáveis ​​que ajudam a manter o seu bom humor”. Afirma.

É claro que após um dia exaustivo não é fácil deitar, relaxar a respiração e silenciar a tagarelice na mente. No entanto, disciplinar a mente e o corpo para meditar depois de uma atividade de alta intensidade nos ajuda a criar resiliência, que pode ser usada em outras áreas da vida. “Quando conseguimos descansar, tendemos a nos abalar menos por eventos externos. Isso nos dá confiança interior e bem-estar” – complementa a yogini.

Pri Leite separou um pequeno guia de como realizar a postura para colher as recompensas mentais e físicas da Savasana, aprenda:

- Reserve 5-10 minutos após o treino. Vá para um lugar tranquilo onde possa deitar no chão sem ser incomodado.
- Deite-se com as costas no chão com os pés na largura dos quadris, os braços relaxados ao lado do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima.
- Feche os olhos e relaxe a respiração. Libere qualquer tensão muscular que possa ter se acumulado durante o treino. Tente limpar sua mente. Se os pensamentos surgirem, reconheça-os e deixe-os ir.
- Você pode cair no sono, mas tente ficar acordado e ciente do momento presente. Os verdadeiros benefícios da Savasana - ou de qualquer meditação - acontecem quando você o aborda com atenção plena e intenção.
- Quando você estiver pronto para terminar a postura, traga energia de volta para o corpo mexendo os dedos das mãos e dos pés sem pressa. Role para o lado direito e, em seguida, mova-se lentamente para uma posição sentada confortável.

Assim, de acordo com Priscilla Leite você aprende a se livrar das pequenas preocupações da vida durante a postura e ainda desenvolve habilidades para reagir com atenção durante uma situação difícil.

Quer saber onde encontrar as aulas gratuitas de Pri Leite Yoga? Acesse: https://www.youtube.com/c/PriLeiteYoga/videos

PRISCILLA LEITE:

Percussora do Yoga online e gratuito no Brasil, Priscilla Leite é criadora do maior canal de Yoga no país. Influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais e mais de 32 milhões de views em suas aulas onlines, a profissional oferece semanalmente conteúdo exclusivo, humanizado, inteligente e criativo no Canal Pri Leite Yoga, no Youtube e na Plataforma Yoga.Co. Com formação em VinyasaFlow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes suas aulas são desenvolvidas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade. Amante da natureza e engajada em acessibilizar a prática do yoga, suas aulas são divididas em categorias e podem ser praticadas em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades, com ou sem experiência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto