Logo
Imprimir esta página

Cemitérios, funerárias e crematórios querem prioridade na vacinação para trabalhadores do setor

Para a presidente do Sincep, sindicato que lidera a iniciativa, profissionais são o último elo da cadeia sanitária e estão muito expostos ao vírus

Em linha com o que já ocorreu em países como Estados Unidos e Reino Unido, o Sindicato de Cemitérios e Crematórios (Sincep), único no Brasil com atuação nacional, está liderando uma iniciativa para garantir que todos os trabalhadores desse setor entrem na lista de prioridade da vacinação contra o Covid 19. O ofício acabou de ser protocolado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e está seguindo o mesmo trâmite nos órgãos competentes de outros estados do país.

Coveiros, atendentes, motoristas, auxiliares funerários e demais trabalhadores do setor foram consideradas profissões essenciais ao controle de doenças pela Lei 14.023, de 08 de Julho de 2020. O setor engloba por volta de 14 mil empresas (cemitérios, crematórios, funerárias e planos funerais) e emprega mais de 40 mil pessoas no Brasil.

"Por serem o último elo da cadeia sanitária, os profissionais do setor estão muito expostos ao vírus, mesmo com todos os protocolos de prevenção adotados. Parte do trabalho é retirar os corpos em hospitais e residências ou estar em contato com as famílias das vítimas do Covid, que muitas vezes podem estar contaminadas também", explica Gisela Adissi, presidente do Sincep. "Nos EUA, os profissionais do setor já haviam sido priorizados na ocasião da vacinação contra o H1N1 e agora serão colocados no começo da fila de novo. Queremos que o Brasil siga nessa. mesma direção e também garanta a proteção adequada a esses trabalhadores".

Dez entidades já aderiram à inciativa do Sincep, tais como Sindicato dos Proprietários de Cemitérios e Crematórios Particulares do Estado do Rio de Janeiro (Sincerj), Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Estado do Paraná (Sincepar), Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do Rio de Janeiro (Seferj), Sindicato das Empresas Funerárias e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Sindinef), Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec), Sindicato das Empresas Funerárias do Estado da Bahia (Sindef), Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam), Sindicato das Empresas do Segmento Funerário no Estado de Mato Grosso do Sul (Sindef - MS), Sindicato e Associação das Empresas de Planos deAssistência Funeral do Paraná (Selp e Asppaf).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto