Logo
Imprimir esta página

Especialista fala sobre retrospectiva de aprendizado e dá dicas de metas para o ano novo

Competência está em segundo lugar no relatório do Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial publicou o relatório “O Futuro do Trabalho”, que analisa o cenário e cita as mudanças que podem ocorrer até 2025. Dentre as competências profissionais mais requisitadas para os próximos anos, em segundo lugar está ‘Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado’, reforçando a importância de permanecer sempre aprendendo independente do cargo que ocupa. Segundo a doutora em linguista Vívian Cristina Rio Stella, que desenvolve projetos e cursos na área de lifelong learning - aprendizagem ao longo da vida, fazer uma retrospectiva do que foi aprendido em 2020 pode trazer novos insights e reforçar as metas de aprendizado para o ano novo.

“Você pode separar uma folha de caderno, um bloco de post it, abrir um arquivo no word ou usar aplicativos como slack, trello. O importante é listar, escrever, para materializar pensamentos, ideias. Pode ser 5 minutos por semana neste mês de dezembro, mas se quiser aprofundar a reflexão, faça 5 minutos por dia ou 30 minutos na semana”, sugere. A especialista recomenda que a retrospectiva seja incluída na agenda, já que deve fazer parte da vida e do trabalho. “Ou simplesmente pratique a escrita livre respondendo a pergunta: quais foram os maiores aprendizados de 2020? O que eu aprendi vendo, ouvindo, vivenciando pelas emoções, errando?”, destaca.

Aproveitando a energia de renovação do último mês do ano, Vivian ressalta duas dicas de metas de aprendizado para aplicar em 2021:

Programar na agenda um tempo para aprender, mesmo que seja um período pequeno no início. “Como academia, não dá pra fazer tudo de uma só vez e nunca mais ir, tem que ir construindo um hábito, tem que fazer parte da rotina”;
Perguntar-se sempre: o que acontece se eu não aprender isso nos próximos 3 meses, 1 ano, 3 anos? Isso faz com que o senso de necessidade fique bem claro. “Pesquisas apontam que 50% da força de trabalho precisa passar por reskilling nos próximos anos, então não podemos nos deixar levar pela rotina corrida e deixar aprendizado fora do radar”.

Para quem não está habituado em manter a aprendizagem na rotina, Vivian enfatiza: “As primeiras perguntas são (que vale colocar em post it, escrever em um caderno ou arquivo): o que eu quero aprender, por que e como?”. A partir desses questionamentos, a facilitadora recomenda explorar os motivos, as intenções, para evitar cair em modismos e fazer escolhas com motivações reais. Quanto ao ‘como’, as pessoas devem enxergar que o aprendizado ocorre nas mais diferentes situações da vida e nem sempre depende de um especialista ou um professor mediando a aprendizagem. Nesse sentido, vale a pena seguir perfis que tratem de temas de seu foco de aprendizado, conversar com pessoas com um olhar aberto e empático, ver vídeos e séries, ouvir podcasts, e separar um tempo para experimentar e aprender na prática. “Digo isso para a pessoa não sair se inscrevendo em cursos, mesmo que estejam abertos e gratuitos, porque muita gente se frustrou ao se matricular em vários cursos e não terminar nenhum”, finaliza. Aprender ocorre por toda a vida e permeia a vida, por isso, ressignificar o que, por que e como aprender são essenciais nesse novo ano e nos próximos que virão com ainda mais transformações.

Serviço

Nas redes sociais da VRS Academy, consultoria de ensino corporativo de Stella, foi postado um desafio para que as pessoas compartilhem um aprendizado marcante de cada mês de 2020. Além disso, toda terça e quinta-feira é dia de vídeo que traz reflexões sobre a temática. A VRS também disponibilizará um post com 30 dias de lifelong learning, em que através de sugestões, como “um aprendizado marcante na infância”, “com quem você tem papos cabeça?”, “um aprendizado que dependeu de muito esforço” e outros, será possível resgatar lembranças e ações que foram feitas durante o ano.

Sobre Vivian Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Casper Líbero. Começou a realizar textos e produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação e e-mails, e do mundo academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora até que montou a VRS para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 7 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto