Logo
Imprimir esta página

Dia 24 de janeiro: Desafios no Dia Nacional dos Aposentados

Por Luiz Carlos Motta*

Neste dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados. Tenho trabalhado tanto nas instituições que presido como no Congresso Nacional para proteger os seus direitos, constantemente ameaçados. Muitos aposentados são arrimos de família com filhos e netos vítimas do desemprego e sem renda.

O número de aposentados no Brasil tem crescido significativamente. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2019 o Brasil somava o número de 30,7 milhões de aposentados. Nos sete anos anteriores o aumento foi de 19%. Em 2020, mesmo com a pandemia, foi o ano com maiores taxas de aposentadorias concedidas desde 2017. Em média, o aumento foi de 4% em relação a 2019, segundo informou o INSS.

A conta não fecha

Os aposentados representam uma grande força para a economia. O IBGE mostrou que, em média, aposentadoria e pensão representam 20,5% dos rendimentos da população brasileira. Essa é a análise fria dos números. Mas individualmente a situação é preocupante. Ainda há muito a ser feito para diminuir o sofrimento dos aposentados e pensionistas que enfrentam inúmeras dificuldades para viver com o que recebem da Previdência.

Os desafios são enormes. Os brasileiros estão vivendo mais e é necessário ter mais emprego para que os que estão na ativa garantam com os impostos pagos a remuneração dos que se aposentam. Mas o desemprego crescente e a queda no poder aquisitivo comprometem esse equilíbrio. E a conta não fecha.

É preciso garantir saúde, entretenimento e aposentadoria digna para os que dedicaram praticamente uma vida inteira de trabalho. Observo ainda que a burocracia para se aposentar impede milhares de trabalhadores de terem acesso aos direitos garantidos pela Constituição.

Aproveito esta data para parabenizar esses valorosos aposentados brasileiros e, também aos milhões deles que continuam trabalhando ou fazendo bicos para sustentar suas famílias. Eles merecem o permanente respeito de todos nós!!!

*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Deputado Federal (PL/SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto