Logo
Imprimir esta página

Gato idoso exige atenção redobrada com a alimentação

(Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®) (Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®)

Bichanos com idade avançada apresentam mudanças no organismo, entre elas a redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes

Os tutores de gatos já estão acostumados com o paladar exigente de seus bichanos. Mas é preciso redobrar a atenção quando eles se tornam idosos, aproximadamente aos 12 anos. Nessa fase, os gatos costumam apresentar alterações no organismo, principalmente em relação à alimentação.

A PremieRpet®, empresa especialista em nutrição de alta qualidade para cães e gatos, listou os principais pontos de atenção que os tutores precisam ter com a alimentação e o manejo alimentar de gatos idosos. Confira abaixo:

Redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes

Uma das mudanças mais significativas é a redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes. Por isso, o gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão. Além disso, é importante que o alimento contenha fontes de gorduras saudáveis para promover energia para o gato.

“Gato idoso tem tendência a perder peso, por isso é muito importante adotar um alimento Super Premium, que vai contribuir para uma boa absorção e melhor aproveitamento do alimento”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

Flavio ressalta que a mudança para um alimento específico deve ser feita de maneira gradual e cuidadosa, seguindo as orientações da embalagem do produto. “Uma alimentação específica, voltada a esta fase da vida e que leve em conta essas necessidades especiais é um cuidado preventivo de saúde, que colabora para a promoção do bem-estar, longevidade e qualidade de vida dos felinos”, afirma o médico-veterinário.

Apetite seletivo

Os tutores também devem dar uma atenção especial para gatos idosos com apetite seletivo, sintoma que pode inclusive indicar a presença de alguma enfermidade. Um exemplo é a doença renal crônica, que tende a deixar o gato com náuseas, desestimulando a alimentação. Nesses casos, a orientação é procurar um médico-veterinário.

“Um profissional especializado poderá detectar a causa do apetite seletivo e, com base no diagnóstico, indicar um tratamento adequado”, afirma Flavio.

Paladar exigente

Assim como em outras fases da vida, o gato tende a permanecer com o paladar exigente quando idoso. No entanto, em alguns casos, isso pode se acentuar e causar perda de peso. Se o bichano estiver saudável e, ainda assim, rejeitar alimentos, uma alternativa é acrescentar alimento úmido ou mesmo umedecer o alimento seco com água morna. Isso deixará o alimento mais macio, com mais aroma e, portanto, menos desconfortável para a dentição do idoso.

Perda de peso

Os exemplos acima, em especial o aparecimento de doenças, são fatores que podem causar perda de peso no gato idoso. Em muitos casos, as doenças causam alteração corporal sem que outros sintomas tenham se manifestado. Por isso, é importante pesá-los e avaliar seus escore de condição corporal regularmente, a fim de se antecipar na detecção de um eventual problema e na busca pelo diagnóstico.

“Essa recomendação é importante para que pequenas mudanças no comportamento e padrão alimentar possam ser detectadas rapidamente e, se necessário, providenciados cuidados especiais”, conclui o profissional.

Sobre a PremieRpet®

Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 270 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto