Logo
Imprimir esta página

Calor exige mais cuidados com o gramado

Calor exige mais cuidados com o gramado

Na período mais quente do ano é preciso ajustar a rotina da manutenção da grama para que ela se desenvolva plenamente sob o sol mais intenso

O sol é essencial para o desenvolvimento das plantas, sendo a sua fonte de energia fundamental. Com a chegada do verão, a incidência solar está em seu auge. Para aproveitar o melhor dessa época, é preciso ter alguns cuidados para manter o gramado em pleno crescimento e não sofrer com o excesso de calor, transformando-o em um legítimo "tapete verde". O mais importante é priorizar duas rotinas de manutenção: o corte e a irrigação. A Tramontina separou a seguir algumas dicas básicas para contribuir na lida do seu gramado:

Irrigação

Nesse período, é muito importante manter uma rega equilibrada, sem negligenciar ou exagerar. A primeira regra geral é, preferencialmente, no início da manhã ou fim da tarde, evitando as horas mais quentes do dia. Dessa forma, você reduz as perdas por evaporação e mantém o gramado hidratado para suportar melhor o sol pleno.

Além disso, o ideal é fazer uma rega mais intensa, em intervalos maiores, do que regar toda hora durante menos tempo. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes das gramíneas, que se tornam mais resistentes à seca. E, para preservar o meio ambiente e economizar na conta de água, é possível reutilizar a água coletada em cisternas no período de chuva, cuidando não só do seu gramado, mas do meio ambiente.

Para tornar essa rotina mais prática, é possível usar os aspersores, dispositivos que realizam uma irrigação controlada e mais distribuída. Existem diversos modelos, como o oscilante, circular e estático, com diferentes funcionalidades, cujos jatos e fluxo de água podem abranger tanto pequenas, quanto grandes áreas. A possibilidade de alterar a posição, limitar o ângulo de atuação ou colocar eles em série, traz praticidade e eficiência durante a rega. Por serem leves e possuirem um engate fácil, podem ser alterados de local, ou mesmo de mangueira, com muita rapidez e praticidade.

Se você gosta do hábito de molhar o seu jardim, e aproveita o momento para dar uma avaliada na sua grama, outras ferramentas também podem ajudar. Para controlar o fluxo e a pressão da água na hora de refrescar as plantas, o Irrigador, Esguicho ou Hidropistola são ótimas opções. Todos os acessórios podem ser utilizados para molhar não só o gramado, mas também as flores mais delicadas, sem o perigo de machucá-las. É importante ter uma mangueira resistente e flexível, que aguente a incidência solar e as adversidades do seu jardim.

Corte

Durante as estações mais quentes, em geral a grama cresce mais rápido, estimulada pelo calor, luz e umidade. Nessa época, é muito importante fazer a poda frequentemente para mantê-la bonita e saudável. Portanto, utilize equipamentos com bom rendimento, adequados ao tamanho da sua área.

Para esse período de cortes, alguns cuidados precisam ser tomados com as máquinas. Verifique se as lâminas dos cortadores estão bem afiadas. A afiação adequada das lâminas melhora a eficiência do equipamento, traz um aspecto mais uniforme ao corte do gramado e proporciona melhor cicatrização das folhas.

Após a poda, recolha a grama com o auxílio de um carrinho de mão, para tornar a atividade mais prática. Quando deixada sobre o gramado recém cortado, a grama pode prejudicar o arejamento do solo e a própria saúde do seu tapete verde. Além disso, após recolhida pode ser utilizada para a compostagem ou ser disposta em superfícies de canteiros, para minimizar o surgimento de plantas espontâneas e ajudar a manter a umidade do solo.

Com essas dicas, e com os equipamentos e acessórios corretos, tudo fica mais fácil. Cuide do seu gramado e desfrute dos melhores momentos na relva macia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto