Logo
Imprimir esta página

Faca você mesmo: confira passo a passo para começar o seu primeiro jardim vertical

Faca você mesmo: confira passo a passo para começar o seu primeiro jardim vertical

Cultive plantas, temperos e hortaliças em pequenos espaços

Que tal aproveitar o começo do ano para criar um ambiente com mais plantas em casa? O contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse e a temperatura interna, tornando o espaço muito mais agradável para viver e trabalhar. Esta é uma boa hora para repensar a relação com a casa e criar um local que contribua para a saúde e o bem-estar de todos.

Mesmo quem mora em casa, nem sempre há espaço disponível para um jardim com gramado e vasos. Em apartamento, o desafio de conviver com mais “verde” se torna ainda maior. Nesse contexto, os jardins verticais vieram para ficar e podem ser instalados com diversos tipos de plantas, temperos e hortaliças em sacadas, salas, quartos ou escritórios.

O que você precisa para fazer um jardim simples

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, da Ecotelhado, as paredes verdes podem ser instaladas em qualquer parede ensolarada ou com iluminação indireta. Cada floreira tem 0,45 largura X 0,10 de altura e 0,12 de profundidade e pode receber diversos tipos de vegetação, plantas aromáticas e flores.

O segredo é escolher as plantas certas e não deixar faltar água ou molhar em excesso. Para ambientes expostos ao Sol, ele sugere aspargos, lambari roxo, e dólar, por exemplo. Internamente, a samambaia e Zamioculcas costumam se dar muito bem. O Tapete Inglês é uma linda espécie e tem uma excelente adaptação aos ambientes, tanto no Sol quanto em meia sombra. Suas flores estão presentes em quase todo o ano e ganham destaque no verão.

“Lembrando que, assim como nós, as plantas são seres vivos que precisam de cuidado. A vegetação se manterá saudável se receber atenção. Garanta que as necessidades de luz, água, poda e nutrientes sejam supridas e ela durará por muito tempo”, ressalta João Manuel Feijó, que é especialista em Design Biofílico.

Faça você mesmo com floreiras

Uma alternativa para quem deseja fazer o jardim vertical é utilizar floreiras de plástico 100% reciclado. O sistema Mamute Ecotelhado é instalado em suportes de aço galvanizados. Possuem um reservatório de água com aberturas na parte inferior, por onde passa o excedente de água para a irrigação de todas as outras jardineiras da coluna. Isso facilita o crescimento das raízes e a manutenção saudável das plantas.

Confira o passo a passo:

1˚ – Para medir a distância exata para fixação dos suportes na parede, encaixe uma floreira nos suportes e marque com lápis o local exato de fixação dos 4 parafusos (um parafuso em cada extremidade dos suportes). A distância horizontal entre os furos será de 45 cm e a distância vertical entre os furos será de 25 cm.

2˚ – Com uma furadeira, fure a parede nos pontos marcados e encaixe as buchas;

3˚ – Segure os suportes e encaixe os parafusos, fixando-os na parede;

4˚ – Coloque as mudas de plantas nas floreiras, completando-as com substrato leve (argila expandida, chips de coco ou fibras de coco.

5˚ – Encaixe as floreiras já vegetadas nos suportes. Comece a encaixar pelo último gancho e encaixe uma floreira a cada 3 ganchos.

6˚ - Seu jardim vertical está pronto!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto