Logo
Imprimir esta página

Vinícius Marques cria legaltech para superar os desafios enfrentados por advogados

Aos 19 anos de idade, o mineiro Vinícius Marques iniciou sua trajetória como empreendedor. Formado em Análise de Sistemas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, fundou uma software house, onde atuava com desenvolvimento de sistemas, websites, lojas virtuais, entre outros. Foi nessa época também que Vinícius teve que repensar a importância da tecnologia para as empresas, mais especificamente para escritórios de advocacia, tendo em vista toda a complexidade encontrada no ecossistema jurídico.

Por volta de 2014, a casa em que sua família morava foi vendida por uma incorporadora para várias pessoas. A mãe de Vinícius só descobriu o acontecido após ser acionada judicialmente e deu início a um processo para que a situação fosse revertida. No entanto, o advogado contratado em meio a toda ineficiência tecnológica do sistema judiciário brasileiro, perdeu um prazo do processo, que acabou sendo dado como réu revel, ou seja, a justiça entendeu que não houve contestação alguma por parte da família.

Após o processo transitar em julgado, o oficial de Justiça apareceu com a ordem judicial de despejo, momento em que Vinícius começou a investigar mais sobre o porquê de ter acontecido isso. “Levei o processo para o advogado da minha software house. Ele avaliou a situação e disse que, de fato, não tinha nada a se fazer, além de habilitar um crédito no processo para no futuro receber o que já havia sido pago”, explica. E, realmente, o que aconteceu já não poderia ser revertido, essa é a realidade que os advogados de todo o país enfrentavam de forma corriqueira, são inúmeras dificuldades causadas por conta da burocracia, fator de complicação aos processos e gestão de escritórios de advocacia.

O máximo que pôde ser feito foi um acréscimo de três dias para poder desocupar o imóvel. Foi então que, inconformado com a situação, Vinicius foi em busca de entender o porquê a situação chegou a esse ponto. “Conversei com centenas de advogados que ressaltaram que o controle dos prazos processuais é complicado e eu comecei a aprofundar o estudo sobre o dia a dia do operador do direito. Na época, o controle das movimentações processuais e dos respectivos prazos eram realizados sem auxílio nenhuma tecnologia e os advogados se guiavam por meio de agendas, post-its e outros controles manuais. Era um cenário surreal, principalmente pensando na complexidade e a quantidade de atividades manuais e repetitivas”, ressalta Vinícius. Essa realidade caótica foi a porta de entrada para mapear a dor desses profissionais e tentar ajudá-los ao máximo a automatizar as tarefas manuais, com uma solução ágil, confiável e de fácil implementação no dia a dia do advogado.

A criação do software que mudou a rotina dos escritórios

Após o ocorrido com sua família, Vinicius buscou virar a chave para advogados e escritórios de advocacia. Foi nesse momento que o empreendedor teve a iniciativa de desenvolver soluções voltadas para os escritórios de advocacia e departamento jurídico das empresas, levando inovação e segurança, tanto aos profissionais quanto aos cidadãos. Em 2016, nasceu oficialmente a EasyJur Software Jurídico, firmando uma parceria com Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais, o primeiro grande contrato de Vinícius na nova empresa.

Inicialmente, toda a responsabilidade da legaltech estava centralizada em Vinícius. Foi um ano de trabalho solo, escutando o que os usuários da plataforma tinham a dizer. Assim que o sistema foi se consolidando, Vinícius passou a contar com outros desenvolvedores, que ajudaram a potencializar o desenvolvimento do EasyJur. Atualmente, com mais de 30 pessoas no time, o empreendedor busca pessoas com softskills alinhadas com a cultura da startup e essa é a principal premissa, além de sempre escutar o que cada cliente tem a dizer sobre a ferramenta utilizada e como ajudar ainda mais os operadores do direito no dia a dia deles.

Mais do que apenas um sistema tecnológico, o objetivo da EasyJur ultrapassa a inovação e faz com que escritórios e profissionais do direito eliminem até 80% de atividades manuais. A ideia é que o trabalho passe a ser mais fluido e menos complexo. A base de 400 advogados que começaram a utilizar o software lá no começo logo cresceu em volume, sendo que, hoje, são mais 60 mil advogados beneficiados em todo o Brasil.

“Desde a concepção da EasyJur, o objetivo era ofertar versões gratuitas do sistema, disponibilizadas por meio dos convênios com OABs de todas as regiões brasileira, beneficiando principalmente os profissionais autônomos em início de carreira e pequenos escritórios que perfazem em média 80% entre mais de 1,2 milhão de advogados que existem no país”, comenta o CEO. Além do plano gratuito, a legaltech também trabalha com o Premium, Enterprise e Growth. “A plataforma possui robôs que capturam automaticamente todos os processos atrelados ao advogado usuário do sistema, apontando a ele as atualizações sempre que houver qualquer movimentação no processo judicial. Utilizamos tecnologia e inteligência artificial em prol da rotina do operador do direito, para que o mesmo possa se aproximar cada vez mais de seus clientes e entregar um resultado assertivo”, conta.

Para os profissionais e escritórios que buscam soluções mais avançadas embarcadas com tecnologia de ponto e inteligência artificial, o EasyJur possui versões mais robustas por meio dos planos Premium, Enterprise e Growth, ofertando benefícios como automação por workflow para controle de prazos, automação de documentos, módulo LCRM e Projetos Consultivos baseados em Kanban, faturamento automatizado por robôs, OpenBanking, agenda sincronizada com o Google e muito mais.

Darwin Startups, Anjos do Brasil, Sebrae, Google e a Bossa Nova Invest são algumas das empresas que já investiram no desenvolvimento da EasyJur.

Sobre a EasyJur

Fundada em 2016, a EasyJur é uma empresa de inteligência jurídica que busca apoiar a sociedade brasileira como um todo, por meio da agilidade e organização em processos na justiça. Para tanto, oferta sistemas de gestão para escritórios de advocacia e advogados, que apoiam toda a gestão empresarial voltada exclusivamente para essa área. Sediada em Minas Gerais, conta com 60 mil usuários de suas soluções e possui convênio com a maior parte das OABs.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto