Logo
Imprimir esta página

Projeto de Monitoramento de Praias, executado pela Petrobras, realiza soltura de tartaruga marinha nas Ilhas Cagarras

Credito Caio Salles_Projeto Verde Mar Credito Caio Salles_Projeto Verde Mar

O animal, da espécie Cabeçuda, foi resgatado, em outubro, com a ajuda de pescadores de Copacabana

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras, realizou nesta manhã (11/01), em parceria com o Projeto Aruanã, a soltura de uma tartaruga marinha juvenil da espécie Carretta Carretta (conhecida como Cabeçuda), nas Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro.

Com 38 quilos, o animal foi resgatado, em outubro, com apoio dos pescadores do Posto 6 de Copacabana. Encontrado muito debilitado e com ferimentos, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Araruama, um dos sete centros estruturados e mantidos pelo Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP-BS), onde os veterinários detectaram, ainda, uma pneumonia. Após o diagnóstico, a tartaruga recebeu tratamento adequado e se alimentou de siris, camarões e peixes. Com o quadro clínico estabilizado e ganho de peso indicado, será devolvida ao mar, no mesmo local de seu resgate.

A espécie Carretta Carreta está em risco de extinção e, no Brasil, as áreas prioritárias de desova estão no Espírito Santo, Bahia, Sergipe e litoral norte do Rio de Janeiro. Um animal adulto desta espécie pode chegar a até 1,36 metros e 140 quilos.

Estruturados e executados pela Petrobras para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, o PMP é o maior programa de monitoramento de praias do mundo. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs, que, juntos, atuam em 10 estados litorâneos, acompanhando mais de três mil quilômetros de praias em regiões onde a companhia atua. No litoral fluminense, o PMP-BS compreende o trecho de Paraty a Saquarema, que é executado pela Econservation, empresa contratada pela Petrobras. O monitoramento engloba o registro, resgate, necropsia, reabilitação e soltura de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, contribuindo para a gestão de políticas públicas para a conservação da biodiversidade marinha.

Os PMPs trabalham em parceira com diversas organizações científicas e com as comunidades locais. A pesquisadora Suzana Guimarães, do Projeto Aruanã, que participou do resgate, orienta: “ao avistar uma tartaruga marinha viva encalhada na areia da praia, não alimente e nem tente pegá-la pelas nadadeiras, pois pode machucá-la. O indicado é deixar o animal na sombra, de preferência coberta com um pano úmido, e acionar o resgate de imediato”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto