Logo
Imprimir esta página

Cinco passos para alcançar suas metas em 2021

Para Sabha, mudar a própria mentalidade é tão importante quanto atingir o objetivo final - Depositphotos Para Sabha, mudar a própria mentalidade é tão importante quanto atingir o objetivo final - Depositphotos

O início de um novo ano é o momento em que muitas pessoas fazem várias promessas e estabelecem metas para serem cumpridas ao longo dos 365 dias subsequentes. Seja emagrecer, ter uma vida mais saudável, guardar dinheiro ou qualquer outro objetivo, é importante manter o foco e ter dedicação para fugir das frustrações no final do ano caso as metas não tenham sido alcançadas.

Para evitar que o plano seja interrompido logo no início, o fisioterapeuta e PhD em neuroanatomia, Mario Sabha Jr, elenca alguns passos decisivos. “Primeiramente, é importante diferenciarmos uma meta de um sonho. Um sonho é algo mais distante de ser alcançado, um ideal montado na mente, enquanto uma meta é realizada com um planejamento, mais fácil de atingir, o que diminui as chances de ocorrerem frustrações”, afirma.

Por exemplo, para quem quer melhorar a forma física, imaginar ter o corpo igual ao de qualquer outra pessoa não é um exercício saudável. “Isso pode se tornar um sonho que nunca será alcançado, afinal cada um tem um estereótipo físico, um formato corporal, um metabolismo diferente e, daí, quando você perceber que o seu corpo não está ficando semelhante àquele ideal, mesmo com muitos esforços, vem o desânimo, a raiva, a frustração e o abandono do objetivo”, completa.

O especialista pontua que, antes de estabelecer uma meta, é importante saber qual a sua situação atual. Assim poderá criar um planejamento que se encaixe ao seu estilo de vida. “Se a pessoa pretende realizar mais atividades físicas, precisa saber se gosta de fazer exercícios, qual deles combina mais com ela, se tem algum problema de saúde ou restrição no corpo”, conta.

Aqueles que pretendem ter uma alimentação mais saudável devem, segundo o phD, avaliar se o novo cardápio pode ser incorporado, de fato, no cotidiano. “Deve ser avaliado se a pessoa tem histórico de engordar ou emagrecer com facilidade, e ainda se faltará algum nutriente para o organismo durante essa reeducação. Em ambos os casos, é importante realizar um check-up com especialistas para iniciar corretamente a jornada”, afirma.

Para Sabha, mudar a própria mentalidade é tão importante quanto atingir o objetivo final

Outra dica do especialista é estipular prazos para cada conquista. “Após estabelecer sua meta e avaliar sua situação atual, defina uma data para seu objetivo ser alcançado, mas lembre-se, você está iniciando uma jornada e, para que seu final seja satisfatório, valorize cada passo e toda a sua evolução. Desta forma, você estará sempre focado e motivado, mudando sua mentalidade”, aconselha.

Para Sabha, mais importante que alcançar o resultado principal, é estar disposto a seguir seu projeto pessoal e perceber a evolução passo a passo, ou seja, as mudanças de hábitos. “Se você tem uma meta de perder peso, pense que, em vez de ficar 5 quilos mais magro, você deve emagrecer 250 gramas em uma semana, por exemplo. Isso permite enxergar seu objetivo mais próximo e, caso você não o atinja em alguma semana, poderá tomar providências nas próximas semanas, sem se frustrar”, explica.

O especialista reforça que, além de não ser fácil, mudar hábitos e mentalidade demanda tempo. “Para as pessoas que não sabem por onde começar, além de médicos convencionais, busquem por especialistas em neurociências e desenvolvimento pessoal que possam ajudar a mudar sua estrutura psicológica e psicoemocional, que te auxiliem a identificar os gatilhos que não te deixam progredir”, conclui.

Mario Sabha é PhD em neuroanatomia

5 passos para alcançar seus objetivos:

- Defina meta que se encaixe à sua realidade, não se compare a alguém;
- Saiba qual a sua situação atual, em que ponto você está para começar o seu projeto.
- Estabeleça prazos, escreva até quando você pretende alcançar o seu objetivo;
- Saiba valorizar cada passo dado, a sua evolução é mais importante do que o resultado;
- Mude sua mentalidade e, caso tenha dificuldades psicológicas ou emocionais, busque um especialista que possa te ajudar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto