Logo
Imprimir esta página

Alicates: saiba como aumentar a vida útil da ferramenta

Alicates: saiba como aumentar a vida útil da ferramenta

IRWIN lista cuidados e o que deve ser evitado na hora de trabalhar com o produto

A IRWIN, uma das principais fabricantes de ferramentas manuais e acessórios do mundo, sabe da importância em oferecer ao profissional produtos para atender aos mais variados serviços. Por isso, possui em seu portfólio uma ampla gama de alicates da linha VISE-GRIP®, com exclusivos cabos VISEGRIP®, que são mais macios e confortáveis, proporcionando uma maior ergonomia e segurança, o que evita acidentes e lesões. Mas, tão importante quanto oferecer itens de ponta, é ensinar a cuidar deles, afinal, as ferramentas IRWIN foram desenvolvidas para durar.

Seja para construir, reformar ou consertar, o alicate está sempre presente e são instrumentos muito versáteis, indicados para as mais diversas funções, como segurar, apertar, torcer e cortar. Por isso, alguns hábitos podem aumentar a vida útil do produto e garantir o bom estado na hora do uso.

Entre os principais cuidados com a ferramenta em geral estão: não utilizá-lo para segurar peças próximas da região de solda ou de locais com alta temperatura, pois aquece a mandíbula e danifica o tratamento térmico da ferramenta; aplicar periodicamente óleo lubrificante na parte metálica para proteger sua superfície; guardar e transportar sempre, assim como as outras ferramentas, em um local apropriado como caixas plásticas ou mochilas, em ambiente seco e distante de objetos pontiagudos e cortantes.

Por ser um instrumento com um peso maior, é comum ver quem o utiliza como martelo, não é mesmo? A prática, além de ser extremamente perigosa para o profissional, pode trincar ou até mesmo quebrar o alicate. Vale ressaltar que não se deve realizar trabalhos para os quais o produto não foi projetado, já que alterações podem comprometer o sistema de funcionamento da ferramenta e a perda da garantia. Esse tipo de equipamento nunca deve ser usado como um suporte estrutural ou para suspender materiais.

Na família dos alicates, existem diferentes especificações para aplicações de mecânicos, carpinteiros, construção civil, metal mecânica e serviços domésticos. Assim, cuidados adicionais com cada um deles são vitais, como:

- Alicates Isolados: manter o isolamento do produto é a regra, já que é usado em serviços elétricos. Manuseie e guarde o alicate em locais sem objetos que possam perfurar a parte emborrachada. Antes do uso, sempre inspecione a integridade da isolação elétrica.
- Alicates com corte: para este instrumento, o mais importante é evitar o risco de alteração da dureza do produto. Para isso, algumas precauções devem ser tomadas como não expor a ferramenta a altas temperaturas; não usar martelo para auxiliar no corte (trata-se de um produto apenas de uso manual); revisar o alicate com isolamento elétrico com regularidade; aplicar, periodicamente, óleo lubrificante nas partes metálicas; guardar a ferramenta em local limpo e seco; evitar inclinar o alicate no momento do corte, pois esse movimento pode lascar o corte e cortar somente arames que estão dentro do especificado pela norma.
- Alicate de pressão: a regulagem da pressão necessária para travar o alicate deve ser obtida com a força da mão. Desta maneira, é possível destravar o alicate acionando o gatilho com apenas um dedo. Não aplique golpes no equipamento, em especial no gatilho de destravamento; saiba que encostar o eletrodo no alicate, ao trabalhar com solda elétrica, poderá danificá-lo; limpe periodicamente e lubrifique as articulações do alicate.

A IRWIN oferece ao mercado uma linha completa de alicates para atender às necessidades de todos os profissionais, independentemente do trabalho ou tarefa. Construídos com materiais de alta qualidade, que proporcionam uma excepcional durabilidade e resistência, os produtos da marca garantem melhor aderência, maior conforto e pegada firme, evitando acidentes e ferimentos.

Para mais informações sobre ferramentas e acessórios da IRWIN, acesse o site www.irwin.com.br ou ligue no 0800 970 9044.

Sobre a IRWIN:

A IRWIN é uma marca da empresa Stanley Black & Decker, que conta com ferramentas manuais, acessórios para ferramentas elétricas e também acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil, marcenaria, mecânica, metalúrgica, elétrica, carpintaria, manutenção e reparo. Há mais de 55 anos no mercado brasileiro, tem distribuição em todo o território nacional e conta com um portfólio completo de produtos capazes de atingir rígidos padrões de performance, durabilidade, eficiência e inovação, como brocas, ferramentas manuais e de corte, além de itens para segurança e armazenagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto